segunda-feira, 11 de maio de 2020

Leitura em Família

(Imagem: James Jebusa Shannon, "Jungle Tales," 1895; The Metropolitan Museum of Art)

Projeto de Leitura em Família do AEARS
Caros encarregados de educação
Apesar de todas as alterações na nossa vida escolar, a Biblioteca propõe continuarmos com o projeto de Leitura em Família, que todos os anos acontece neste agrupamento, do qual resultam trabalhos vossos que são autênticas obras de arte (segue o texto que chegaria à vossa casa com o livro)
Propomos pequenas alterações. O livro para o projeto pode ser um que tenham em vossa casa ou um livro digital (encontram vários completos no blogue da biblioteca http://bibliomarinhas.blogspot.com/
O trabalho é executado da mesma forma por vocês, tiram uma foto e enviam para o email da biblioteca (biblioteca@marinhas.org).
 Ao enviarem a foto, podem escrever no email o que seria escrito no caderno que costumava acompanhar o livro.
Participem, vão ser momentos interessantes com os vossos educandos.
“A Ler e a Brincar... A Família vou Alegrar”
 Projeto anual (2019/2020) de Leitura em Família.
Sendo a Escola um local de aprendizagem por excelência, vale a pena refletir sobre o papel da Leitura mas também sobre a importância que o Brincar tem na formação do indivíduo.
É uma reflexão que deve ser feita pelas escolas e pela família. A LER e a BRINCAR, para além de se passarem momentos divertidos, também se aprende e, principalmente, desenvolvem-se competências socio-emocionais, que são tão ou mais importantes que as competências cognitivas. São fundamentais no sucesso futuro e no equilíbrio emocional das crianças. Desenvolvem-se as habilidades de pré-alfabetização, de resolução de problemas e concentração; proporcionam-se experiências de socialização; promovem-se competências como a criatividade, a empatia, a identificação de sentimentos e o autocontrolo; aprende-se a respeitar os outros, a aceitar diferenças, a estreitar vínculos afetivos. Por todas estas razões, BRINCAR e LER é um assunto sério e deve ser visto como uma atividade estimulante e essencial para a promoção de um desenvolvimento e aprendizagens saudáveis da criança. A brincar, simplesmente, promove-se um bom desenvolvimento motor e físico, através das brincadeiras ao ar livre.
Pretende-se, com este projeto, a partir de um conjunto de obras recentes e com boas Ilustrações, a criação de um “objeto criativo/escultura/brinquedo” com a utilização de materiais de desperdício (reciclar), sobre a história lida, ou algum motivo que vos tenha tocado e que vos leve à criação de um trabalho artístico. O importante do projeto é que passem um bom momento em FAMÍLIA tanto no momento da leitura como no momento da criação. Vamos BRINCAR e LER em família.
TODOS terão que participar neste momento especial.
Não queremos artistas famosos, queremos momentos felizes.
No caderno, escrevam e desenhem, sobre a chegada do livro a casa, como e o que combinaram fazer e como aconteceu o momento da criação do objeto/brinquedo...
Transmitam os momentos felizes em família.
Boas Leituras e Boas Brincadeiras
Biblioteca Escolar AEARS

Sem comentários:

Enviar um comentário