quinta-feira, 14 de maio de 2020

Minutos de leitura (XVIII)


"Foi então que apareceu a raposa.
- Bom dia - disse a raposa.
- Bom dia - respondeu educadamente o principezinho, que se voltou mas não viu ninguém.
- Estou aqui - disse a voz - , debaixo da macieira.
- Quem és tu? - perguntou o principezinho. - És bem bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Anda brincar comigo - propôs-lhe o principezinho. - Estou tão triste...
- Não posso brincar contigo - disse a raposa. - Ainda não fui cativada.
-Ah! Desculpa - disse o principezinho.
Mas, depois de refletir, acrescentou:
- O que significa cativar?
- Tu não és de cá - disse a raposa. - O que procuras?
- Procuro os homens - respondeu o principezinho.
- O que significa cativar?
-  Os homens - disse a raposa - têm espingardas e caçam. É uma grande maçada! Também criam galinhas.

É a única interessante que eles fazem. Estás à procura de galinhas?
- Não - disse o principezinho-, estou à procura de amigos. O que é que significa cativar?
- É uma coisa da qual já muitos se esqueceram - disse a raposa. - Significa criar laços...
- Cria laços?
- Isso mesmo - disse a raposa. - Para mim, tu ainda não passas de um rapazinho semelhante a cem mil outros rapazinhos. Eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Para ti, eu não passo de uma raposa semelhante a cem mil raposas. Mas, se me cativares, precisaremos um do outro. Para mim, tu passarás a ser único no mundo. E eu passarei a ser única no mundo para ti...
- Começo a compreender - disse o principezinho.

O Principezinho / Antoine de Saint-Exupéry. Porto: Porto Editora, 2016
Imagem: Copyright - Emeldenirbag

Sem comentários:

Enviar um comentário