terça-feira, 5 de maio de 2020

Biblio@rs (VII)

A Civilização Minóica (3000 a 1100 a.C.) - A Arte 


Na arquitetura, os habitantes de Creta usavam materiais como o tijolo, a pedra e o barro. Construíram diversos palácios, que foram os centros da vida política e religiosa. Estes templos tinham uma estrutura complexa, pois tinham um pátio central, com pisos superiores e pequenos jardins para os cultos religiosos. Estes cultos estavam ligados a casas externas de forma retangular e onde se pôde encontrar espaços de banhos, oficinas e armazéns.

A Civlização Minóica desenvolveu-se no espaço do Mediterrâneo, no período da Idade do Bronze, na ilha de Creta. Esta civilização desenvolveu-se num período semelhante ao da Civilização Egípcia. No entanto verificaram-se poucas influências entre as duas culturas. Esta civilização desenvolveu-se próximo do mar Egeu, entre os territórios da atual Grécia e Turquia.

A Civilização Minóica está ao nível da arte representada com as suas cerâmicas e esculturas, datadas de 1500a. C.; estas chegaram a nós em elementos fragmentados quanto ao seu estado de conservação. Na arte da Civilização Minóica nota-se uma leveza na representação que por exemplo não se encontra na Civilização Egípcia. As figuras humanas têm um desenho estilizado, mas menos representativa de quadros sociais tão padronizados como na civilização dos faraós. Na civilização Minóica existe um apelo a um naturalismo vindo do quotidiano e do ambientes geográficos do Mediterrâneo.
Ioannis Tz on Twitter: "Minoan fresco from Knossos palace,16th c.BC.Crete,Greece.… "
Na verdade, a natureza e a civilização marítima marcou muito a sua arte, nomeadamente a representação de animais marinhos. O Palácio de Cnossos revela muitas dessas marcas, com frescos com golfinhos, ou com figuras femininas claramente de influência grega. Apesar dessa constante, o salto do touro aparece muito representado, o que se deve relacionar com a religiosidade Minóica.

É de salientar o papel central do palácio na administração da sociedade. Neles se realizaram grandes pinturas que representavam animais selvagens e domésticos, assim como figuras humanas em cenas do quotidiano. É muito visível uma alegria na representação, onde se encontra muito o sentido do movimento, no naturalismo, duma elasticidade nas formas. A espontaneidade e a delicadeza das formas dá-nos uma ideia de uma civilização fascinada pela vida e pela sua vitalidade.

A cerâmica Minóica foi caracterizada por ter sido pouco espessa, com diferentes formas e apelando, como nas pinturas dos palácios para formas geométricas simples, como triângulos ou padrões simétricos. Os motivos do quotidiano e da natureza ilustravam a representação da cerâmica.

A civilização micénica produziu ainda objetos em metal e de ourivesaria, com aplicação de pedras preciosas. A Civilização Minóica foi no espaço do Mediterrâneo uma civilização muito particular, até à chegada da grande Civilização Grega.

Sem comentários:

Enviar um comentário