quinta-feira, 21 de maio de 2020

Biblio@rs (XVIII-II)


A Civilização Grega - As manifestações artísticas - a religião II (a guerra de Tróia)

A vida dos gregos confundia-se com a dos seus deuses. Estes assumiam qualidades e paixões humanas, o que lhes dava no Olimpo narrativas quase tão semelhantes como a dos homens na terra. A Guerra de Tróia é dos elementos dessa narrativa. As descobertas no norte da Turquia, em Hisarlik parecem confirmar que ela existiu, mas naturalmente provocada por conflitos comerciais no espaço do Mediterrâneo.

Segundo a lenda, de que a Ilíada dá conta, a Guerra de Tróia foi um conflito armado entre os Aqueus da Grécia e os Troianos que ocupavam uma zona da Anatólia, na atual Turquia. O conflito está datado entre 1300 e 1200 a.C.

O conflito inicia-se devido ao rapto da princesa Helena de Tróia que era esposa de Menelau. O rapto foi conduzido por Páris que era filho de Príamo, filho do rei de Tróia. Indo a Esparta, Páris para tratar de assuntos diplomáticos apaixonou-se por Helena, descrita, como a mais bela mulher. Menelau ficou zangado e organizou um poderoso exército para atacar os troianos, em Tróia.

O cerco grego a Tróia teria durado dez anos, durante o qual morreram Heitor e Aquiles, dois heróis retratados na Ilíada. A guerra terminaria com a construção de um cavalo de madeira. O cavalo seria um presente de paz e simbolizaria o fim da guerra. Os troianos aceitaram e a entrada do cavalo de madeira nas muralhas de Tróia, o que representou a sua derrota e a destruição da cidade.  

A Íliada e a Odisseia referem acontecimentos da guerra de Tróia, quer o desfecho da mesma quer no regresso de um dos seus heróis a Ítaca. Durante muitos séculos acreditou-se que a guerra de Tróia seria mais um dos mitos gregos. A descoberta de Hisarlik parece confirmar que ela foi real. A relação deste episódio com a religião grega muito preenchida por mitos vem dos episódios narrativos em que os próprios deuses se afirmavam por valores de paixão, vingança ou ódio. 

Por exemplo Aquiles, herói da guerra de Tróia está associada a uma lenda, em que a sua mãe terá banhado o seu corpo nas águas de um rio, o que o tornaria invencível, à exceção do seu calcanhar. A derrota que Páris teve sobre Aquiles foi explicada por esse pormenor.  A religião grega juntava deuses, heróis e seres lendários. Aquiles acabaria por ser um deles. No próximo post veremos quais as principais divindades gregas e as suas atribuições.

Sem comentários:

Enviar um comentário