sexta-feira, 22 de maio de 2020

Minutos de Leitura (XXIV - 3.º Ciclo)


- Passar o tempo? – disse a Rainha. – Os livros não são para passar o tempo. São sobre outras vidas. Outros mundos. Longe de querer que o tempo passe, Sir Kevin, quem nos dera ter mais. Se quiséssemos passar o tempo, íamos à Nova Zelândia.
     Com duas menções ao seu nome e à Nova Zelândia, Sir Kevin retirou-se, magoado. Mesmo assim marcou um ponto e ficaria contente ao saber que deixou a Rainha perturbada e a pensar porque é que, neste momento particular da sua vida, sentiria subitamente atração pelos livros. Donde surgiria esse apetite?
     Sim, poucas pessoas tinham visto mais mundo do que ela. Quase não havia país que não tivesse visitado, personalidade ilustre que não tivesse conhecido. Estando ela própria na tribuna do mundo, porque se entusiasmava agora com livros que, por muito que pudessem ser, não passavam de um reflexo ou versão do mundo? Livros? Ela vira a realidade.
     - Eu leio e penso – disse ela a Norman -, porque temos o dever de descobrir como são as pessoas. – O comentário fora tão trivial que Norman não lhe dera muita atenção, pois não sentia esse dever e lia por puro prazer e não para se iluminar ou inspirar, embora soubesse que parte do prazer era inspiração. Mas ali o dever não entrava.
     Para alguém com a formação da Rainha, no entanto, o prazer ocupara sempre o segundo lugar em relação ao dever. Se sentisse que tinha o dever de ler, então podia dedicar-se a isso de consciência limpa, e o prazer, se prazer houvesse, seria inerente. Mas porque é que aquilo se apoderara dela agora? Não discutiu isso com Norman, por sentir que dizia respeito a quem ela era e à posição que ocupava. O apelo da leitura, pensou, vinha da sua indiferença: havia na literatura algo de nobre. Os livros não se importavam com quem os lia, nem se os líamos ou não. Todos os leitores eram iguais, incluindo ela própria. Pensou: a literatura é uma comunidade; as letras são uma república. De facto já ouvira a expressão ”república de letras”, (….) mas só agora compreendia o que significava. Os livros não se submetiam. Todos os leitores eram iguais e aquele livro levou-a ao princípio da sua vida. Quando era nova, uma das suas maiores emoções foi a noite da Vitória na Europa, em que ela e a irmã se esgueiraram pelos portões, incógnitas, e se misturaram com a multidão. Sentia que havia algo disso na leitura. Era anónima, partilhada, comum. E ela, que levara uma vida aparte, ansiava por isso. Aqui, nestas páginas e entre estas capas, podia seguir incógnita. Porém, dúvidas e interrogações eram só o princípio. Uma vez no ritmo normal, deixou de lhe parecer estranho o facto de querer ler, os livros, aso quais se afeiçoara tão cautelosamente, passaram pouco a pouco a ser o seu elemento.

A Leitora Real / Alain Bennett. Lisboa: Asa
Imagem Copyright - The Jewellery Editor

Sem comentários:

Enviar um comentário