quinta-feira, 28 de maio de 2020

Biblio@rs (XVIII-VII)


A Civilização Grega - As manifestações artísticas - o desporto (os jogos olímpicos II)

Já tínhamos falado sobre o papel essencial dos Jogos Olímpicos na cultura grega e na vida das cidades-estado. Falemos agora um pouco sobre as diferentes atividades desportivas e como se organizavam os sete dias das competições desportivas.

De um modo simples o calendário dos Jogos Olímpicos estava alinhado do seguinte modo:
  • 1.º dia - Oferta dos sacrifícios a Zeus e juramento dos atletas;
  • 2.º dia - Realização de diversos rituais religiosos;
  • 3.º dia - Realização de corridas pedestres e estafetas;
  • 4.º dia - Realização do Pentlato
  • 5.º dia - Realização de diversas lutas gregas: Luta, Pugilismo e Pancrácio;
  • 6.º dia - Realização de Corridas de cavalos e de carros;
  • 7.º dia - Consagração dos vencedores.
Nos dois primeiros dias concentravam-se os rituais religiosos, onde se destacavam as oferendas e sacrifícios em honra do Deus a que era dedicado os jogos, Zeus. Nestes dois dias os atletas faziam os juramentos das regras com que se realizavam os jogos.  Após o juramento realizavam-se algumas provas para organizar o agrupamento dos atletas, em função das categorias que iam disputar. No final desta pré-qualificação, os atletas despiam-se e eram ungidos com azeite. 

O terceiro dia era reservado às competições pedestres e das estafetas. Realizavam-se diferentes tipos de provas. Existam corridas de 400 e 5000 metros, e esta última funcionava como prova de estafetas.  Corriam com um obeto pesado, o hopplita, o que tornava estas provas difíceis. Estas eram a únicas provas em que os atletas não estavam despidos.

No quarto dia realizavam-se as provas do Pentlato, e que estavam organizadas em cinco modalidades: 
1. salto em comprimento; 2. lançamento do disco; 3. lançamento do dardo; 4. luta e 5. corrida. Neste dia reuniam-se as provas mais apreciadas pelos espetadores.

No quinto dia reuniam-se as provas de luta, nomeadamente o Pugilismo e Pancrácio. Estas competições reuniam um tipo de lutas que exigiam uma boa preparação física com uma substantiva flexibilidade do corpo. Em algumas das lutas o atleta tinha a cabeça protegida por um capacete de bronze. Alguns combates eram muitos violentos, com destaque para o Pancrácio, pois as regras de proteção eram muito limitadas, num combate que misturava a luta corpo a corpo com o boxe. Muitas vezes um dos atletas acabava por falecer e nesse sentido era uma das piores das lutas que se realizavam nos Jogos Olímpicos.

No sexto dia realizavam-se as corridas de cavalos e de quadrigas. Existia um espaço próprio para essas corridas, o hipódromo. Finalmente no sétimo e último dia era feita a consagração dos atletas que tinham participado nos jogos. Os vencedores eram consagrados num banquete, onde eram anunciados os vencedores. Neste anúncio destacava-se a sua linhagem, a sua família e a sua cidade. Os vencedores eram coroados com um coroa de oliveira e encaminhavam-se para agradecer e homenagear o deus dos jogos, justamente, Zeus. Como já vimos, os vencedores eram aclamados na sua cidade, onde ficavam com o estatuto de heróis, que acabaria por se integrar nos valores culturais dos gregos.

Imagem: Discóbolo de Míron - Séc. V a. C.

Sem comentários:

Enviar um comentário