quinta-feira, 14 de maio de 2020

Biblio@rs (XIV)



A Civilização Grega - As cidades  do mundo helénico (século V a.C.)

 O século V a.C., marca o apogeu do mundo helénico. A organização política e social é feita através de cidades-estado, designadas pólis. Duas cidades se destacaram. Esparta e Atenas. A sua organização tem claras diferenças. Esparta organiza-se num regime político em que o poder é controlado por algumas famílias, sendo assim uma oligarquia. Atenas criou um sistema novo até esse tempo, a democracia, em que o povo da cidade através dos seus cidadãos tinham iguais direitos e liberdades. É importante não esquecer que existiam muitas limitações no acesso a se ser cidadão.

Apesar destas diferenças existia uma ideia de comunidade (Koiné) e foi devido a esse sentimento comum que os gregos puderam derrotar os Persas no princípio do séc V a.C. Esse espírito de comunidade era baseado numa mesma língua, na adoração aos mesmos deuses, na adoção do culto do fogo sagrado, na prática dos mesmos jogos e na adoção dos mesmos estilos artísticos. A razão como elemento capaz de orientar a vida humana influenciará de um modo muito particular as suas produções culturais e a própria ideia de cidade. 

As cidades-estado foram muito influenciado pelo modelo criado em Atenas que séculos depois influenciará outras civilizações e até o mundo ocidental. A cidade aparece com espaços que têm determinadas funções. Essas funções organizam o espaço em zonas específicas, que podem ser administrativas, religiosas, comerciais, sociais, ou de da localização da habitação das pessoas. O princípio da função dos espaços é a sua principal característica, de modo  a que a cidade seja uma construção da própria razão daquilo que as pessoas necessitam.  A cidade grega tinha uma construção geométrica, de modo a garantir a sua funcionalidade, a racionalidade das escolhas e um modo uniforme em todas as pólis. Estas tinham assim três grandes áreas:


  • a área sagrada - nela estavam os principais templos e santuários das divindades e encontrava-se num espaço designado acrópole. Esta tem uma muralha e localizava-se num sítio elevado que dominava toda a cidade.
  • a área pública - nesta encontrava-se a ágora que era o centro da vida na cidade-estado; tratava-se de uma praça pública, onde se desenvolviam as atividades económicas e sociais, mas também políticas. Aí se encontravam o mercado, a assembleia dos cidadãos, os teatros ou os estádios para as atividades desportivas. Ainda nesta área encontrava-se a stoa, espécie de arcada com um elevado pórtico, decorado com imagens e estátuas, onde alguns cidadãos discutiam os problemas da sociedade e da vida. A Filosofia, como sede do conhecer  e da procura da sabedoria nasceu igualmente na Grécia.
  • a área privada - nesta área encontravam-se os espaços de habitação. Estas eram modestas, com pouco mobiliário e não era notória na sua construção qualquer distinção social.  A casa era construída em função de um ponto central, um pórtico que recolhia na cisterna a água da chuva.
As cidades-estado formavam um conjunto composto por estas três áreas a que se juntavam os terrenos agrícolas e as zonas de criação de gado. A pólis era na verdade o conjunto de todos estes espaços.


Imagem: Acrópole de Atenas (destaque para o Pártenon)

Sem comentários:

Enviar um comentário