segunda-feira, 25 de maio de 2020

Ao Norte

Uma sociedade é feita de pessoas, de lugares, de gestos, de formas de vida, de olhares, de tradições, de valores culturais que lhe dão uma forma, uma substância, um corpo no olhar, uma densidade humana. A cultura nas suas diferentes formas é o que pretende alcançar, como um elemento de afirmação que dê espaço à memória e permita construir uma identidade, uma linha de possíveis.

Existem associações de um valor cívico de grande alcance. Trabalham as características sociais, a memória e a identidade de uma cultura dando a conhecer modos de vida, hábitos culturais que fizeram existir formas de vida e de organização de comunidades. O registo vídeo e a utilização do audiovisual são alguns dos instrumentos que podem ser usados nesta construção da  memória e de uma identificação com valores, hábitos e costumes.

Ao Norte é uma associação que desenvolve um grande papel de cidadania, na preservação pelo audiovisual das formas económicas, sociais e culturais de uma região e que está localizada na cidade de Viana do Castelo. As freguesias dos concelhos vizinhos e os trabalhos com alunos em escolas são algumas das suas ações que merecem muito serem conhecidas, pela qualidade documental e por aquilo que essa memória nos permite conhecer. O que Ao Norte faz é no fundo é dar uma grande contribuição pelo audiovisual, ao conhecimento da História Local de uma região em aspetos determinantes do património. Iremos dar algum destaque a este projeto organizando-o em zonas temáticas e destacando-o em algumas magazines do Flipboard.

Sem comentários:

Enviar um comentário