sexta-feira, 22 de maio de 2020

Biblio@rs (XVIII-III)

A Civilização Grega - As manifestações artísticas - a religião III (as divindades)
Como sabemos a vida dos deuses da Grécia era muito particular e misturava-se em muitos sentidos com a dos humanos, do que resultavam seres originais, como ninfas, nereides, ao lado dos seus deuses principais, heróis e seres mitológicos. Falemos dos mais importantes.

  • Atena era filha de Zeus. Era representada com um capacete e era a protetora da cidade de Atenas. A ela foi dedicada o Parthenon. Tinha ligada a si um conjunto de atributos, como sejam, a sabedoria, a justiça e a as artes. Era ainda a deusa da guerra. Ares que também tinha atributos de deus da guerra usava-os com uma dimensão de violência e vingança, um pouco diferente de Atena.
  • Zeus era o deus mais importante dos deuses do Olimpo e para a Civilização Grega ele era também o criador de todos os homens.  Era o rei da terra e do ar. Tinha em si atributos que alternavam entre a compreensão e a vingança. Tinha relações amorosas com outros deuses e com os próprios homens. Os seus símbolos eram o raio e a água e em sua homenagem se realizavam os Jogos Olímpicos.
  • Hera era esposa de Zeus e assim assumia-se como a rainha do Olimpo. Estava associada a atributos de ciúmes e de arrogância em relação a outros deuses e aos homens. Tal como Zeus era uma divindade adorada em toda a Grécia.
  • Posídon era irmão de Zeus e tinha em si o atributo de deus dos mares. A sua iconografia era construída pela posse de um palácio no fundo do mar e do seu carro de golfinhos e cavalos-marinhos.  Tinha um tridente como sendo o seu ceptro.
  •  Deméter era a deusa da agricultura e estava associada nos seus atributos às colheitas agrícolas e às estações do ano. Viajava pela terra com Dionísio para explicar aos humanos como podiam cuidar das plantações agrícolas.
  • Apolo era filho de Zeus e era o deus da beleza. Estava associado nos seus atributos à perfeição, à harmonia e à defesa das artes. Era considerado o deus mais amado do Olimpo. 
  • Artémis era a deusa da caça e da vida selvagem. Era irmã de Apolo e a sua vida associava-se a uma vida calma e sem excessos.
  •  Hefesto era o deus dos metais e do fogo. Era ajudado pelos cíclopes que eram gigantes imortais que aparecem retratados na Odisseia. Era vítima de chacota por muitos deuses, por não ter uma beleza física muito significativa.
  •  Afrodite era a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Era uma deusa que provocava ciúmes em outros deuses e do seu casamento com Hefesto nasceria Eros, a que os romanos atribuíram o nome de Cupido.
  • Hermes era um deus que juntava em si diferentes caractertísticas. Ficou ligado a atributos tão diversos como o comércio e aos que o praticavam, mas também à forma eloquente como falava e por isso era o mensageiro dos deuses.
  •  Dionísio era o deus do vinho e da fertilidade e igualmente era outro filho de Zeus, estando associado às orgias orientais ligadas à cultura da vinha.
Algumas destas divindades foram utilizadas pelos romanos que lhes mantiveram algumas das suas características, mudando-lhes alguns dos seus nomes. Assim Zeus será Júpiter, Hera será Juno, Posídon será Neptuno, Atena será Minerva, Ares será Marte, Ártemis será Diana, Afrodite será Vénus e Hermes Mercúrio, entre outras.

Imagem: representação da deusa Atena, a quem foi dedicado o Parthenon, na acrópole de Atenas

Sem comentários:

Enviar um comentário