quinta-feira, 7 de maio de 2020

Biblio@rs (IX)



A Civilização Hebraica (1900 a 1 d.C.) - A Cultura e a Arte

Não é possível fazer uma viagem pelo Mundo Antigo, esse que precede a Época Clássica sem falar de uma cultura muito particular, a Hebraica. Esta influenciou a civilização ocidental por muitos séculos de diferentes modos e teve em si características únicas, o facto de não difundir imagens do seu culto e de apontar pela primeira vez para o monoteísmo, a crença num único deus.

A civilização hebraica nasce ou está associada a um conjunto de áreas do Mediterrâneo Oriental, a saber a Palestina e o Crescente Fértil. As condições geográficas à exeção da faixa costeira não eram muito favoráveis, ao desenvolvimento de uma civilização material. Apesar disso a Palestina tinha uma posição privilegiada, pois fazia a ligação entre a Ásia e a África  e era ponto de contacto com o Mediterrâneo, ou seja entre as civilizações que marcaram esse espaço. Foi por isso sujeita a diferentes invasões que ocuparam o seu território. No entanto essa cultura mesmo que materialmente vencida, conseguiu sobreviver a diferentes impérios. Nesse sentido será mais correto falar de uma Cultura Hebraica, do que de uma civilização.

Esta cultura desenvolve-se a partir de 2000a. C., após a migração da Mesopotâmia para a Palestina, designada como "Terra Prometida, ou "Terra Santa". É na Palestina que passam a ser conhecidos como Hebreus, o que significa, "vindos da outra margem do rio". Praticavam a agricultura e a pastorícia e adoravam um único deus, Javé. Dificuldades económicas provocadas por grandes secas conduzem-nos a um novo lugar, o Egipto.  Aí permaneceram como escravos durante cinco séculos.

No séculoXII a.C., um libertador conduz os Hebreus de volta à Palestina (trata-se do episódio de Moisés relatado no Antigo Testamento). Esta viagem designada êxodo leva-os a atravessar o mar Vermelho e o deserto do Sinai. Terá sido aqui que o seus deus Javé dá a Moisés as chamadas Tábuas da Lei, ou os Dez Mandamentos, que são dados ao seu povo. A religião Hebraica forma-se com a atribuição destes mandamentos. 

A partir do momento que se fixam na Palestina, em Canãa passam a organizar-se em reinos chefiados por sacerdotes ou por reis. Com David no século X a.C., conquistam Jerusalém. Nesta cidade surgirá, no tempo do rei Salomão que era o centro da vida religiosa dos Hebreus. o seu grande templo. Aí se guardava a chamada "Arca da Aliança", que reunia as placas originais recebidas por Moisés.

Após o século X. a.C., o reino foi fragmentado em dois, o de Israel e o de Judá. Os habitantes deste passaram a ser conhecidos por judeus. Diferentes civilizações ocuparam e conquistaram a Palestina, desde os Assírios, os Persas, os Gregos e os Romanos. Os hebreus acabaram por se dispersar inicialmente por diferentes territórios à volta do Mediterrâneo e depois por diferentes continentes. 

A religião hebraica é o aspeto mais particular da sua civilização. Ao contrário de outras civilizações não ficou conhecida pela riqueza material, pela capacidade tecnológica, pela riqueza produzida, ou pelas manifestações artísticas, mas sim pelo seu culto religioso.

A sua contribuição para a cultura histórica foi a de um monoteísmo que propunha um deus sem imagens, um deus universal, único, como, se em todo o mundo apenas fosse legítimo ter uma única crença, o que era uma forma de religião universal. Religião que propunha um Deus que estava acima de qualquer outro e criador e de todas as criaturas que viviam. Foi este o seu grande contributo para a História da Humanidade e nesse sentido tornou mais eterno essa cultura que a materialidade de muitas civilizações.

Se para os Hebreus os dez mandamentos são o suporte das suas crenças não só religiosas, mas como formalizações da sua própria vida, para os judeus foram os cinco primeiros livros do Antigo Testamento a formar a Torah. No fundo a cultura hebraica e a sua religião deram origem a dois grandes movimentos religiosos que ainda dominam milhões de pessoas, O Judaísmo e o Cristianismo. O nascimento de Jesus e o Novo Testamento dariam uma evolução a esta cultura inicial dos Hebreus.

Sem comentários:

Enviar um comentário