quinta-feira, 7 de maio de 2020

Minutos de leitura (XIII)


O caracol que desejava conhecer os motivos da lentidão também não possuía um nome e isso causava-lhe uma grande preocupação. Parecia-lhe injusto não ter um  nome, e quando algum dos caracóis mais velhos lhe perguntava porque o queria, igualmente sem erguer a voz, respondia:
- Porque o calicanto se chama assim, calicanto, e por isso quando chove, por exemplo, dizemos que nos vamos refugiar sob as folhas do calicanto. Também o saboroso dente-de-leão se chama assim, dente-de-leão, e, por isso, quando dizemos que vamos comer umas folhas de dente-de-leão, já não comemos urtigas por engano.

Mas os argumentos do caracol que desejava conhecer os motivos da lentidão não despertavam grande interesse nos outros caracóis. Entre eles murmuravam que as coisas estavam bem assim, que bastava saber o nome do calicanto, do dente-de-leão, do esquilo e da gralha, do prado a que chamavam País do Dente-de-Leão, e que não precisavam de mais nada para serem felizes sendo como eram, caracóis lentos e silenciosos, decididos a conservar a humidade dos seus corpos e a engordar para suportar o longo inverno. (...)

Decidiu o caracol perguntar ao mocho os motivos da lentidão e lentamente, muito lentamente, dirigiu-se à mais antiga das faias. Saiu da proteção das folhas de calicanto quando  o orvalho fazia brilhar o prado, refletindo a primeira luz matinal, e chegou à faia quando as sombras já se espalhavam como um manto de silêncio.

- Mocho, quero fazer-te uma pergunta - sussurrou, esticando o corpo para cima.~- O que és tu? Onde estás? - quis saber o mocho.
- Sou um caracol e estou ao pé do tronco - respondeu.
- É melhor subires até ao meu ramo; a tua voz é tão fraca como o ruído da erva ao crescer. - Sobe - convidou o mocho, e o caracol começou outra viagem lenta, muita lenta. (...)

- Cá estou - sussurrou o caracol.
- Eu sei - respondeu-lhe o mocho.
- Não abres os olhos para me ver? - tornou a murmurar o caracol.
- Abro-os À noite e vejo tudo o que há; durante o dia fecho-os e assim vejo tudo o que houve. Qual é a tua participação? - inquiriu o mocho.
- Quero saber porque sou tão lento - segredou o caracol.

O mocho abriu então os seus olhos enormes e redondos e observou atentamente o caracol. Depois fechou-os outra vez.
- És lento porque carregas um grande peso - revelou-lhe o mocho.
 O caracol não achou aquela resposta convincente: nunca julgara que a sua concha fosse pesada, carregá-la não lhe causava fadiga e jamais ouvira um caracol a queixar-se desse peso. De modo que o disse ao mocho e esperou que este acabasse de rodar a cabeça em volta do pescoço.

- Eu conseguia voar e já não o faço. Antes, muito antes de vocês, os caracóis, habitarem no prado, havia muito mais árvores do que estas que se vêem agora. Havia faias e castanheiros, azinheiras, nogueiras e carvalhos. Todas essas árvores eram a minha casa, voava de ramo em ramo, e a lembrança dessas árvores que já não existem pesa-me tanto que deixei de poder voar. Tu és um jovem caracol e tudo o que viste, tudo  o que provaste, as coisas amargas e doces, a chuva e o sol, o frio e a noite, tudo isso vai contigo, pesa, e, como és tão pequeno, esse peso torna-te lento.

- E de que me serve ser tão lento? - sussurrou o caracol.
- Não tenho resposta para isso. Tu próprio terás de encontrá-la - disse-lhe o mocho. E com o seu silêncio deu a entender que não queria mais perguntas."

História de um caracol que descobriu a importância da lentidão / Luís Sepúlveda; il. Paulo Galindro. Porto: Porto Editora, 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário