quarta-feira, 27 de maio de 2020

Biblio@rs (XVIII-VI)


A Civilização Grega - As manifestações artísticas - os templos

Os templos gregos são mais uma das grandes marcas de uma extraordinária civilização. Para se compreender um pouco do que foi a aventura grega é preciso reconhecermos que a mesma  quando existiu olhou para as coisas como uma descoberta, como se o mundo tivesse acabado de nascer e era preciso encontrar a sua verdade, aquilo que era real, transmitida na sua palavra, Alétheia.

Existia na Civilização Grega uma procura contínua pela curiosidade sobre tudo o que rodeava a sua vida. Os gregos, ao contrário de outras culturas não se satisfaziam apenas na realização de tarefas, mas queriam compreender o próprio sentido da vida e por isso se dedicaram de uma forma original à escultura, à pintura, à arquitetura, ao pensamento, ao questionamento contínuo para encontrar uma resposta para as suas questões. Os templos foram uma das áreas que mais marcou a sua criação.

Os templos gregos variaram um pouco, entre o século VIII a. C., e o apogeu do mundo helénico no século V a.C., pois na primeira fase eram mais santuários naturais, pois os gregos acreditavam que os elementos naturais eram visitados pelos deuses e assim árvores, rochas ou rios eram considerados santuários de culto. 

A partir do século V a.C., a criação artística grega atinge o seu mais alto nível de perfeição. A arquitetura grega está muito ligada à construção dos templos. Quando as olhamos ainda hoje ficamos maravilhados, pois se tinham uma função eram também construídos para serem admirados. O interior do templo era um espaço de contemplação, de construção de um ideal de beleza e por isso os altares e os sacrifícios eram feitos no exterior. Esta é mais uma ideia nova e original dos gregos. 

Os templos serviam uma função de ritual religioso e eram erguidos em honra dos deuses e, sabendo que cada cidade-estado tinha um deus protetor é fácil concluir que esta civilização erigiu muitos templos no seu espaço geográfico. A construção de muitos templos era incentivada pelo governo da pólis, de modo a que todas as cidades-estado fossem embelezadas com os templos ligados às divindades mais populares. 

De um modo genérico, podemos indicar os seguintes, como os templos mais importantes:     
                  
  • Pártenon - Construído em Atenas, na sua acrópole é o maior e mais importante templo dedicado a Atena. A sua dimensão, a perfeição nas formas e as pinturas usadas tornam o Pártenon,-no no mais importante templo da Civilização Grega.
  • Templo de Apolo - Construído em Delfos funcionava como um oráculo e teve nesse aspeto uma importante função na cultura grega.
  • Templo de Zeus - Construído em Olímpia foi um dos mais importantes não nesta civilização, como no Mundo antigo. Este templo tinha no seu interior uma estátua de Zeus, construída por uma figura muito importante na arte grega, Fídias.  
A arquitetura grega revelada ao longo dos tempos esteve dependente de um conjunto de características, as chamadas ordens arquitetónicas, que definia as proporções ideais  dos vários elementos dos templos. Falaremos delas no próximo post. Mas há algo que não devemos esquecer e que diz respeito aos espaços onde vivemos.

 A ideia do belo, de algo que deve ter tanta importância numa sociedade, como a verdade ou a justiça. O século XX deixou de se interessar pelo belo, dando mais importância à fratura e a uma hipotética originalidade. A ideia de algo belo servido por uma aprendizagem técnica é algo que devemos aos gregos e que devemos falar em pormenor. Bastaria isso para compreendermos a sua importância na História da Humanidade. Se ainda observamos hoje edifícios feios, desenquadrados dos restantes é por esta falta do belo que os gregos tanto admiravam.

Imagem: O templo de Zeus em Olímpia

Sem comentários:

Enviar um comentário