quarta-feira, 13 de maio de 2020

Biblio@rs (XIII)


A Civilização Grega (800 a 500 A. C.) - Atenas e a sua organização social (século V a.C.)

Entre os séculos VIII e VI a.C., define-se o essencial da Civilização Grega. 

O alargamento das atividades comericiais levou, como vimos, à criação de diferentes cidades. A mais importante e poderosa dessas cidades foi Atenas.  A sua localização geográfica e o acesso à costa do mar Egeu foi determinante para o comércio marítimo, pois tinha acesso ao Mediterrâneo e ao espaço da Ásia Menor. Podia ainda controlar as minas de prata situadas a sul da Península Balcânica. No século  V a.C., foi o centro de uma civilização de grande valor cultural que serviu de modelo a outras cidades gregas.  

Pensa-se que no século V a.C., Atenas terá tido uma população a rondar os 350 mil habitantes, sem dúvida a maior das cidades gregas. A sociedade ateniense tinha uma organização social, também ela muito particular, em relação às civilizações anteriores.

  • Cidadãos - eram as pessoas do sexo masculino, que fossem livres, com idade superior a vinte anos e que tivessem nascido em Atenas. Os metecos que formavam as pessoas estrangeiras não eram considerados cidadãos, tal como não o eram as mulheres e os escravos. Os cidadãos eram pois um grupo com privilégios e apenas eles tinham o direito de participar na vida política da pólis. Esta participação relacionava-se com a administração da própria cidade. A democracia ateniense, profunda inovação para o seu tempo tinha assim claras limitações de representação. As mulheres não tinham vida pública ficando nos espaços das habitações, pois estavam proibidas de participar em acontecimentos públicos. As crianças eram preparadas desde muito cedo para a vida pública, através de uma educação física e intelectual.
  • Metecos  - formavam este grupo social, os designados estrangeiros que viviam na cidade de Atenas. Eram homens livres, mas como não eram considerados cidadãos, não tinham autorização para participara na administração da pólis. Não podiam ser proprietários rurais e dedicavam-se sobretudo ao comércio e ao artesanato sendo uma fonte de receitas para a cidade. 
  • Escravos - Como em muitas civilizações do Mundo Antigo também em Atenas existiam escravos. Eram o grupo mais numeroso e não tinam direitos sociais ou políticos. Os escravos na sociedade ateniense não tinham o duro tratamento que se assistiu noutras civilizações e eram considerados como uma força de trabalho. Ao contrário do que se irá observar na Civilização Romana existia  a possibilidade de comprarem o seu resgate e tornarem-se pessoas livres, embora as possibilidades reais fossem diminutas. Os escravos podiam pertencer a um cidadão rico, a um meteco, ou à própria cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário