terça-feira, 5 de maio de 2020

Atividade semanal 3: de 05 a 11 de maio – 1.º e 2.ºCiclos


O livro dos quintais é um álbum ilustrado sobre esse espaço que ocupa muitas zonas onde habitamos.
Com este álbum encontramos um gato preto que vive em muitos quintais escolhendo aquele que mais lhe agrada de acordo com a estação do ano. Este álbum convida-nos a visitar diferentes quintais e aí encontramos diferentes histórias que se passam à sombra das mais diversas árvores, como limoeiros, ou nespereiras, ou dos estendais da roupa.
Três ideias para tu explorares.
1. Os quintais
Os quintais juntam coisas tão interessantes, como pessoas, árvores, frutos e histórias. Tens um quintal? Costumas ajudar os teus pais / avós a tratar dele? Achas que é um sítio com muitas histórias, como por exemplo sobre o tempo, os animais ou os frutos que lá crescem?
Escreve-nos duas ou três frases a falar do teu quintal, do que lá costumas fazer. Se não tiveres um, como gostarias que fosse o teu quintal imaginário?

2.Os quintais – as cores e os espaços
Ter um quintal é muito bom. Faz-nos estar perto da Natureza.
Desenha o teu quintal. Podes fazer uma colagem de imagens de revista ou jornal e dar-lhe um aspeto pessoal.
Podes também desenhar o espaço que está à tua volta. Será que já observaste com a devida atenção o sítio onde moras? Como é o chão (cimento, calçada, asfalto, terra, relva)? Como são feitos os muros, que cores os pintam? Como são os portões das casas, as caixas do correio, as portas, as campainhas? Há árvores, plantas? Como são? Faz-nos um desenho a ilustrar esses espaços.

3. Cria uma mensagem escrita
O quintal é um espaço que tem de ser cuidado para o podermos viver e disfrutar nos seus diferentes elementos. É também um espaço que muda muito com as diferentes estações de ano. Pensa no local onde vives. Escolhe dois meses do ano e fala-nos sobre o que observas à tua volta. Fala-nos das cores da natureza, das árvores.
  
4. Deixamos-te uma ideia adicional para partilhares com os teus pais. 

A Rio Neiva-Associação de Defesa do Ambiente, que deves conhecer, tem um novo projeto designado "No meu Quintal".

 “No meu quintal” é um projeto pioneiro de ciência cidadã que tem como objetivo apoiar a transição para o uso de práticas sustentáveis e amigas do ambiente na agricultura e jardinagem doméstica. Dá uma espreitadela com a tua família e participem no inquérito, para conhecermos melhor os quintais da nossa região.Aqui ficam os links:


Partilha com a Biblioteca Escolar estas propostas de trabalho. Podes fazê-lo do seguinte modo:
- Fazer um comentário no blogue (basta teres um e-mail)

- Tira uma fotografia e envia para o e-mail da biblioteca (biblioteca@marinhas.org)

Obrigado, A Biblioteca Escolar.
05.05.2020

Sem comentários:

Enviar um comentário