terça-feira, 12 de maio de 2020

Minutos de Leitura (XVI-3.º Ciclo)


A investigadora espanhola Begõna Garcia Larrauri, considera que o humor é um fator de resiliência.
"As pessoas que são resilientes e ultrapassam os momentos difíceis dando a volta às situações são também aquelas que têm um humor e autoestima mais fortalecidos. Para esta autora, o humor é como uma espécie de limpa-para-brisas que nos ajuda a ver melhor o que nos acontece, relativizando e enquadrando as situações numa perspetiva graciosa e divertida.
Ter esta atitude perante a vida não é automático para todos. Por isso, quem está habituado a sorrir, necessita de «muscular» o sorriso. É como correr: no princípio podemos não gostar, começar logo a ter vontade de desistir, mas com o tempo os nossos músculos vão-se habituando e depois não passamos sem essa atividade. Para obter resultados, tem de estabelecer-se uma rotina que se vai gradualmente aumentando e que exige algum esforço inicial, até ao dia em que conseguimos fazer uma maratona com os nossos amigos cheios de alegria.

Algumas sugestões para muscular o humor:
·         Não levar a vida tão a sério – A vida precisa de seriedade, mas não precisamos levar tudo tão sério. Podemos errar e fazer de novo, aprendendo com isso a rirmo-nos de nós mesmos e a ter uma perspetiva mais leve e descontraída do mundo.
·         Focar a atenção nas coisas positivas – É impossível manter o bom humor se apenas nos focarmos nos aspetos negativos da vida. Há sempre um lado bom em tudo e cabe-nos a nós vê-lo. Falem das coisas boas que vos acontecem e que acontecem aos outros!
·         Sorrir – O simples facto de sorrir, utilizando os músculos faciais para o efeito, desencadeia uma série de alterações químicas no nosso cérebro. Digam «Bom dia» aos vizinhos e colegas com o maior sorriso que conseguirem. Espalhem sorrisos e vão constatar como passam a ter muitos mais motivos para sorrir…
·         Exercite os músculos faciais – Olhem-se ao espelho e…façam caretas! Trabalhar os músculos da cara, que normalmente estão «adormecidos», reduz a tensão e a rigidez e torna o sorriso mais automático.
·         Exercitar o aspeto lúdico – Brincar, dançar, fazer desporto, cantar são formas de nos pôr bem-dispostos e de muscular o humor.
·         Não ter medo de rir de si próprio – Brincar com as situações que ocorrem na nossa vida, e mesmo com os nossos defeitos, é uma ótima forma de nos mantermos ágeis em termos de humor.
·         Ver comédias – Juntem um grupo, a família e organizem sessões de cinema caseiras onde o tema seja a comédia.
·         Quando se sentirem ofendidos com algum comentário, respondam com humor, em vez de hostilidade – Ser ácido e mordaz só atrai conflitos. Exercitamos a nossa capacidade de rir, mesmo em situações que nos possam à partida causar tensão e desconforto.
·         Manter o contacto com crianças – Elas contagiam-nos com a sua forma divertida e otimista de ver o mundo.
·         Rodear-se de pessoas alegres e bem-dispostas – Se queremos trazer o humor par a nossa vida, devemos rodear-nos de pessoas que estão nessa frequência. Riso atrai riso. Alegria atrai alegria.
·         Dedicar 10 minutos por dia ao riso – Se rir não é algo fácil para vocês, agendem uns minutos do vosso dia para se dedicarem ao riso. Podem começar por fazer caretas ao espelho ou ver vídeos de 5 minutos de algo que vos garanta gargalhadas.
·         Rir com os outros e com a vida e não rir dos outros – Significa evitar a ironia e o sarcasmo e ter um riso afetuoso, quer em relação a nós, quer em relação aos outros. Rir dos outros é o que Begõna Garcia Larrauri chama de «humor negativo», que nasce de ridicularizarmos o próximo e que está sobretudo associado aos nossos próprios medos e inseguranças."

Agora que sabem como muscular o humor, é tempo de partir para a ação, na busca do vosso maior sorriso.

"Como muscular o humor", in A magia do sorriso / Cristina Baptista. Lisboa: A Esfera dos livros, 2014
Imagem: Copyright - Pina Baush

Sem comentários:

Enviar um comentário