segunda-feira, 11 de maio de 2020

Biblio@rs (XI)


A Civilização Grega (800 a 500 A. C.) - O povo grego, as suas origens e etapas


Os Gregos são o resultado de uma mistura de povos que se fixaram no território Grego ao longo do 2º milénio antes de Cristo. A Grécia antiga sofreu um conjunto de invasões e a sua língua é uma derivação de um dialeto das chamadas línguas indo-europeias. De entre os povos que ocuparam a Grécia os Aqueus foram os mais  antigos desses povos. 

Na formação da Civilização Grega houve a inbfluência de diversas culturas que existiram no mar Egeu - nas Cíclades e em Creta. Os Aqueus tiveram um papel importante na formação da futura civilização grega, tendo construído palácios, desenvolvido o artesanato, o comércio e as criações artísticas. 

Os Aqueus tiveram contatos com as zonas do Mediterrrâneo Oriental, onde desenvolveram a atividade comercial juntando enormes riquezas pela sua prática de pilhagens. Com uma tradição guerreira, serão os Aqueus que vão inspirar o poeta grego, Homero, na criação da lendária Guerra de Tróia. 

Por volta do século XII a.C., o território grego sofre nova investida, agora dos Dórios, povo da região da Macedónia. Estes conflitos ajudaram as a povoar as ilhas do Mar Egeu e as costas da Ásia Menor, pela fuga de populações, onde se fundaram importantes cidades. No século X a.C., a civilização Grega estava criada, a partir da fixação de tribos vindos do norte, os Helenos que assimilaram as culturas anteriores.

Foram estas as bases daquilo que se designa a Civilização Grega e que se desenvolveu em três períodos com características diversas.
  1. O Período Arcaico (c.700-450 a.C.) - nesta fase dá-se a afirmação das cidades-estado que se concretiza pelo desenvolvimento económico e pelo aparecimento de centros de atividade artística. Surgem as ordens arquitetónicas dórica e jónica e desenvolvem-se os conceitos de proporção e simetria ligadas à figura de Pitágoras;
  2. O Período Clássico (c. 450-300 a.C.) - nesta fase encontramos o maior desenvolvimento económico, político e cultural que se encontrou nas cidades gregas. Atenas destaca-se nesta fase e surgem as ideias de ordenamento da cidade. É nesta fase que os ideais de beleza e perfeição surgem, assim como o surgimento da ordem arquitetónica coríntia.
  3. Período do Helenismo - (323 a.C. - 200a.C.) - nesta fase dá-se a fusão de diversas culturas, pois é o período entre o desaparecimento de Alexandre e as conquistas romanas. Esta fusão foi importante, pois serão os Romanos a levar por todo o Mediterrâneo a cultura grega.

Sem comentários:

Enviar um comentário