terça-feira, 19 de maio de 2020

Biblio@rs (XVII)

A Civilização Grega - A organização política (quadro geral) 

A democracia grega e em particular aquela que observámos em Atenas foi o resultado de um processo que durou aproximadamente dois séculos. Antes de construir esta forma de organizar a sociedade Atenas viveu outras formas de organização política.

  • Oligarquia - Forma de governo dominado pelas famílias mais ricas e poderosas, associadas a proprietários agrícolas e a comerciantes. Neste período deve-se destacar o papel reformador em favor dos mais desfavorecidos, de Drácon e Sólon.
  • Tirania - Forma de governo que não durou muito tempo e que se concentrou na figura de Pisístrato (séc. VI a.C.). A palavra quer mais dizer que o governo estava concentrado numa figura, pois não deixaram de existir reformas sociais importantes.
  • Democracia - No século VI a.C., a vida dos atenienses melhorou significativamente e os cidadãos passaram a participar na vida política da cidade. Como medidas mais importantes importa destacar a criação do Helieu (tribunal de justiça)  e da Bulé (Assembleia permanente de Atenas) na administração da pólis. Foi com Péricles que a democracia ateniense se desenvolveu. E, neste sentido o século V a.C., marca o ponto mais elevado de Atenas nos aspetos políticos, económicos e culurais.  A participação na vida da pólis deu grande poder aos cidadãos que, mesmo em caso de necessidade económica recebiam uma renumeração (mistoforias) para se poderem dedicar à gestão política da cidade.
 A democracia ateniense é um das grandes originalidades da Grécia Clássica. Todos os cidadãos com mais de vinte de anos podiam participar na vida da cidade. Tratava-se de uma democracia direta. A palavra significava o poder do demos - o povo. Com Péricles a democracia ateniense desenvolveu-se significativamente e tentou proporcionar mais riqueza aos cidadãos, com maior participação das atividades económicas na gestão da pólis. Muito interessante é o facto de em cada dia, um cidadão guardava a episteta, que continha o selo de Atenas e as chaves dos templos.
A democracia ateniense teve limitações. A participação era exclusiva dos cidadãos, e que eram claramente a minoria dos habitantes da Ática. Nem as mulheres, nem os metecos, nem os escravos podiam participar na vida da pólis. Na verdade cultivava-se o afastamento dos que poderiam ameaçar o regime político pelo ostracismo social, o que revela uma importante limitação da democracia em Atenas. Esta estava dependente de um largo pagamento de impostos, nomeadamente por outras cidades que Atenas controlava através da liga de Delos. Atenas era no fundo uma democracia suportada em ideias de império.

De qualquer modo a ideia foi aperfeiçoada ao longo dos séculos e hoje existe em muitos países em aproximações diferentes. Além de original foi um contributo da Grécia Clássica para os séculos seguintes. 

Imagem: As Cariátides (Acrópole de Atenas - Templo de Erecteion)

Sem comentários:

Enviar um comentário