terça-feira, 13 de outubro de 2020

Do natural (as sementes)


Em outubro as cores embelezam-se de dourados, de castanhos diversos e com ele as sementes iniciam o seu trabalho na proximidade do inverno. Se olhares com atenção verás grãos de diferentes tamanhos, formas e cores e podes fazer uma pequena recolha desses frutos a nascer um dia. Podes recolhê-las e introduzi-las numa pequena caixa e dar-lhes um nome, o da sua espécie e o local onde os encontraste, assim como o dia em que fizeste essa recolha. Afinal o que contém uma semente?

Uma semente é formada por um embrião, uma espécie de "planta bebé". À volta do embrião existe uma reserva de alimento que permite que aquele sobreviva até poder ter na natureza as condições para crescer. Quando isso acontece diz-se que o embrião germinou, deixa a semente e inicia uma vida nova, como uma futura planta.

As sementes são muito diferentes umas das outras de tal modo que é o vento que as transporta, como no caso das orquídeas ou do dente-de-leão. Outras são conduzidas pela água, em grandes cursos, pois são muito grandes, como é o caso dos cocos. Existem ainda outras que viajam no corpo dos aves ou esperam debaixo do solo um momento para poderem romper e chegarem à luz dos bosques.

Fonte de informação: Um ano inteiro, almanaque da natureza / Isabel Minhós Martins; il. Bernardo P. Carvalho. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário