terça-feira, 24 de novembro de 2020

Semana da Cultura Científica (IV)

O Agrupamento António Rodrigues Sampaio comemorou hoje o dia nacional da cultura científica com um conjunto de atividades de celebração do conhecimento científico.
A turma do 9.º FB acompanhada das professoras Diana Costa, de Ciências Naturais, Rosa Felgueiras, de Físico-Química e Sofia Marinho, de Matemática realizaram na Biblioteca uma sessão experimental que procurou destacar diferentes áreas do conhecimento científico.
A sessão iniciou-se com uma apresentação sumária sobre o dia em questão, o dia nacional da cultura científica e a figura de Rómulo de Carvalho. Foram dadas algumas ideias simples sobre o papel desempenhado por Rómulo de Carvalho como divulgador de Ciência, como professor, como cientista, como autor de livros de divulgação científica e como poeta. Foram destacados os aspetos da sua personalidade marcados por uma grande curiosidade natural e uma humildade e sentido de humor fascinantes. Foram ainda destacados alguns excertos do seu livro de Memórias. Foi estabelecida uma ligação na divulgação da Ciência entre Rómulo e alguns dos cientistas que ele destacou nas suas obras, Galileo e Newton.

Na área da Físico-Química foram realizadas diversas experiências que procuraram comprovar as três leis do movimento dos corpos estáticos e dinâmicos estabelecidos por Newton. As ideias de Newton forma muito importantes para a compreensão das órbitas curvas dos planetas e para a compreensão da força da gravidade, como papel determinante por exemplo nas marés, ou na manutenção da Lua e do seu trajeto em redor da Terra.

Na área das Ciências Naturais foi lido um pequeno texto de Matilde Campilho sobre a descoberta do DNA, da sua estrutura molecular e do como ela foi feita em íntima relação com a vida e o quotidiano, nessa ideia essencial e partilhada igualmente por Rómulo de Carvalho em muitos dos poemas de António Gedeão, "toda a raça humana é brilho." Foram realizadas um conjunto de experiências para obter a cadeia molecular de um fruto, o Kiwi, a partir de um conjunto de reagentes e soluções que permitiram o seu isolamento.

Na área da Matemática, os alunos preparam um poema que foi lido em grupo sobre termos e conceitos matemáticos. Nesta sessão uma aluna cantou o poema de António Gedeão, A pedra Filosofal. 

A sessão foi muito interessante e a participação dos alunos foi muito boa. Foi um momento de comunhão de ideias e abordagens de experimentação nessa ideia de Rómulo de Carvalho, conhecer "a inteligência das coisas".

Sem comentários:

Enviar um comentário