sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Atividade semanal III

 


Na terceira proposta de trabalho continuamos na temática central deste ano letivo, o mar e os oceanos. Fazemos uma única proposta, pois parece-nos que ela pode ser explorada em níveis diversos de maior ou menor complexidade por todos. 

Olá Farol é um álbum muito interessante de Sophie Blackwall, onde o tempo e os seus ciclos da vida nos são apresentados. A história apresenta-se sob a forma de relato da vida do faroleiro. Uma vida solitária que se dividia em pequenas e difíceis rotinas no dia- a- dia, como cuidar da luz do farol, limpar as lentes, acrescentar petróleo, aparar as pontas queimadas dos pavios, pescar, pôr a mesa, escrever o "diário de bordo", ou escutar o vento. O que vemos no livro é pois, a passagem do tempo, as dificuldades das noites, as estações do ano que passam e os sentimentos de um faroleiro. Vida que muitas vezes acompanhava tempestades, dias revoltosos e grandes tempestades. Olá Farol é pois um livro sobre o mar e essa luz que tenta orientar os navios para terra. Os faroleiros foram pessoas muito importantes, para a navegação no mar e a chegada segura a terra.

Três ideias para tu explorares

1. A palavra Farol

O que te sugere esta palavra Farol e Faroleiro?

Escreve um pequeno texto em que fales sobre a função do Farol para a


navegação marítima. Faz uma pesquisa, ou fala com os teus pais/avós sobre isso. Sabias que entre o pôr e o nascer do sol, os faroleiros precisavam de estar atentos para que a luz não se apagasse. Sabias que tinham de acordar várias vezes de noite para que o mecanismo do relógio estivesse sempre a funcionar? Sabias que o faroleiro fazia um registo, como um diário sobre tudo o que acontecia, as suas tarefas, as tempestades e os naufrágios? Sabes que Esposende tem um farol marítimo?

Escreve um texto sobre a importância dos faroleiros e dos faróis para a navegação marítima.

2. Os faróis tiveram diferentes formas e foram construídos em pequenos rochedos, perto da costa,  acima do nível médio das águas do mar.

Faz uma pesquisa e desenha um farol. Pode ser um desenho, uma colagem de materiais, uma folha de cartão. Representa um farol que te agrade. Pode ser real ou imaginado

3. Cria uma mensagem escrita

Os faroleiros tinham uma vida solitária. Precisavam de realizar muitas tarefas e a sua grande missão era dedicar as suas vidas a proteger os navios no mar. Os faroleiros escreviam cadernos de registos que funcionavam como o diário de um farol.

Imagina-te a viver num farol. O que sentirias, quais seriam as tuas principais dificuldades para realizares a tua função, a de ajudar a navegação a chegar a terra. Faz uma pesquisa sobre a vida nos faróis e escreve um diário (um pequeno texto com aquilo que fazias ao longo de um dia).

Partilha com a Biblioteca Escolar estas propostas de trabalho. Podes fazê-lo do seguinte modo:
- Fazer um comentário no blogue (basta teres um e-mail)
 -Tira uma fotografia e envia para o e-mail da biblioteca (biblioteca@marinhas.org)
 
Obrigado, A Biblioteca Escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário