quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Dia internacional da biblioteca escolar (IV)


A partir da leitura de 
A fada palavrinha e o gigante das bibliotecas de Luís Ducla Soares e do visionamento do respetivo filme, um comentário sobre o livro e o seu tema, os livros e as bibliotecas.

O livro “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas” da autora portuguesa Luísa Ducla Soares é um livro que transmite a quem o lê o valor, o poder e a importância que os livros têm na vida das pessoas, nomeadamente na edificação do conhecimento, qualquer que seja a idade. Mostra como é importante a leitura, quanto divertido pode ser ler e que existem livros dos mais variados assuntos. Além disso, é realçado os cuidados a ter com os nossos “melhores amigos”.

Todavia, é necessário que haja por parte da sociedade em geral uma mobilização que conduza à motivação pela leitura. Sabe-se que esta mobilização deverá iniciar-se logo de pequenino (parafraseando a autora “…para descobrir que ler, é uma aventura sem fim”) e no seio da família. É na família que a motivação para a aprendizagem e valorização do saber assume um papel preponderante.

E tal como o rei, devemos seguir os nossos sonhos. O dele foi construir uma biblioteca, permitindo desta forma uma igualdade de oportunidades de acesso ao conhecimento, mostrando a sua importância e conseguindo fazer com que todos gostassem de ler.  

Na minha opinião este foi, sem dúvida alguma, o melhor investimento que o Rei poderia ter feito.

 

 Matilde Marques, nº15, 6º FA

Sem comentários:

Enviar um comentário