As origens da Civilização Romana
A Civilização Romana foi construída ao longo de um período muito largo de tempo. A própria cidade de Roma levou tempo a ser edificada. A Península Itálica foi durante um largo período um espaço ocupado em várias das suas regiões por povos diferentes que se distinguiam pelas suas características, pelos seus costumes e pela sua língua. No século X a.C. a Península Itálica recebe umn conjunto de povos vindos do norte, Os Latinos A norte), os Úmbrios no centro) , os Sabinos e os Samnita (no sul)s e os Etruscos na zona litoral ocidental, a que corresponde a atual Toscânia.
Foram os Latinos que fixando na margem do rio Tibre fundaram a cidade Roma. Este povo não era muito populoso e a suas formas de vida baseavam-se na agricultura e na pastorícia. A norte fixaram-se os Etruscos e que vieram a ser muito importantes na futura Roma. Esta era uma cidade com uma excelente localização geográfica e com acesso a boas pastagens e a salinas. Foi conquistada pelos Etruscos em 610 a. C.
Os Etruscos construíam uma civilização de características urbanas e governada como uma monarquia. Os Etruscos desenvolveram muito o comércio no Mediterrâneo, especialmente com os Gregos e Cartagineses. Fizeram a exploração de minério na Toscânia e controlavam as vias de comércio mais importantes. Os Etruscos foram os primeiros povos a estabelecer na Península Itálica um contacto com os Gregos e a serem por eles influenciados.
Os Etruscos deram a Roma uma dimensão de cidade e construíram a partir dela uma unidade política que se materializou na arquitectura, no desenho das ruas, na criação do sistema de muralhas defensivas, ou dos esgotos. OS Etruscos já conheciam a técnica do arco redondo e das coberturas sobre abóbadas. Já existiam na sociedade etrusca diferentes grupos sociais separados por uma hierarquia assente na riqueza. O sistema político era controlado pelos mais ricos, os patrícios, o que revela uma organização política e social mais estruturada que outros povos da Península Itálica.
A fundação da cidade de Roma tem em si uma lenda que vale a pena conhecer. A cidade fundada nas margens do rio Tibre, foi fundada por Rómulo que era filho de um Deus, Marte e de uma princesa Rea Silvia. Rómulo tinha um irmão gémeo Remo e após os seus nascimentos, os mesmos foram colocados num cesto na corrente do rio Tibre por um avô que era ambicioso e tinha inveja da sua riqueza futura. O cesto com as crianças foi arrastado até uma figueira, onde os bebés foram amamentados por uma loba.
As crianças cresceram. Foram educadas por um um pastor e as criou como se fosses seus filhos. Anos mais tarde já adultos os irmãos quiseram vingar-se e fundaram uma cidade, no sítio onde tinham sido encontradas. Orientaram-se pelo voo das águias. Rómulo definiu um espaço no solo que ele considerava a sua fortaleza. Como Remo não respeitou esse espaço, Rómulo tirou-lhe a vida e tornar-se-ia o primeiro rei de Roma. O símbolo da cidade de Roma é ainda hoje o de uma loba a amamentar duas crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário