terça-feira, 10 de novembro de 2020

Em novembro...

 

Em novembro as árvores revelam-se de um modo diferente. A floresta em Portugal compõe-se de árvores de folha caduca e de folha persistente. As primeiras perdem a folha no outono, que voltam a nascer na Primavera. As segundas mantêm sempre a folha.

Da diversa floresta existente em Portugal, uma das que nos despertam pelo seu porte e diferença vegetal é o sobreiro. Esta árvore encontra-se sobretudo no sul, mas também é possível encontrar sobreiros em diferentes regiões do País. Uma das formas de o conhecer melhor será fazeres um passeio pela floresta e observar estas árvores. Podes apanhar umas bolotas e com elas fazeres uma pequena plantação.

Deixamos-te alguns dados sobre os sobreiros e formas de os plantares:
  • Pertence à família dos carvalhos e pode viver até aos 300 anos. Mede entre 10 e 15 metros, mas pode alcançar os 25 metros. A sua casca é feita de um revestimento que é aproveitado que se chama a cortiça.
  • Escolhe as bolotas maiores, quer estejam no chão ou na árvore.
  • Em casa arranja um tabuleiro e cobre-o com um pano de algodão humedecido com água. Usa metade do pano para colocares as tuas bolotas e reveste-as com o resto do pano de algodão.
  • Coloca o tabuleiro num local escuro e húmido e verifica se ao longo dos dias que se seguem se as bolotas continuam húmidas.
  • Ao fim de três semanas as plantas já devem ter germinado. Escolhe as que têm raízes mais longas e podes plantá-las num vaso que tenha um buraco no fundo para o escoamento da água.
  • Os vasos devem ser colocados num lugar arejado e que receba luz solar direta e devem ser regados com frequência. Ao fim de um mês já deves ter pequenas árvores que podem ser recolocadas num terreno.
Fonte: Um ano inteiro, Almanaque da Natureza / Isabel Minhós Martis, il. Bernardo P. Carvalho. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2017 
Imagem: Copyright - HuffingtonPost

Sem comentários:

Enviar um comentário