O dia nacional do mar celebra-se desde 1996 no sentido de sensibilizar todas para a sua importância para a existência da vida num sentido global e para o seu valor como património de ciência, cultura e arte. Os oceanos são hoje espaços ameaçados pelo modo de vida que a sociedade contemporânea foi desenvolvendo. Ameaça ao mar, enquanto ecossistema regulador da vida do planeta e como recurso de grande significado para a sobrevivência da própria espécie humana. São as seguintes, algumas das principais ameaças que os oceanos vem sofrendo e para os quais todos devemos estar sensibilizados:
O lixo nos oceanos: milhões de toneladas de lixo produzidos pelo Homem em terra são enviados para os oceanos. Cerca de 80% do lixo dos oceanos tem a sua origem no espaço terrestre ocupado pelo Homem, o que tem graves consequências na biodiversidade marinha. Os microplásticos são pequenas partículas de plástico que existem nos oceanos e que se formam a partir da fragmentação de resíduos plásticos, São muito nocivos pois interferem na própria capacidade de produção de oxigénio por determinados elementos do oceano.
Sobre-exploração da pesca:algumas espécies de peixe estão à beira da sua extinção no curto / médio prazo, como as do bacalhau, da sardinha ou do atum. A sobrepesca é um problema grave causado pela falta de cumprimento de regras definidas e nem sempre cumpridas.
Aquacultura: esta atividade que procura criar peixes em grandes aquários no mar de um modo artificial , acaba por promover a proliferação de agentes poluentes nas águas marinhas. A produção intensiva por exemplo de bibalves em alguns locais do planeta acelera a contaminação feita à base de de produtos químicos.
A temperatura dos oceanos: o aquecimento das temperaturas dos oceanos tem vindo a provocar alterações nos ecossistemas marinhos. A alteração das rotas de algumas espécies ou a deterioração dos recifes de coral são algumas das consequências negativas desse aquecimento.
Poluição: é um dos grandes problemas que enfrentam os oceanos, pois muitos fertilizantes usados na agricultura acabam por ir ter aos oceanos. A poluição influencia negativamente o ciclo de vida de algumas espécies e a própria saúde humana, quando o homem contacta com as águas dos oceanos.
Fonte: QuercusImagem: Mosteiro, Ilha de São Miguel, Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário