quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Dia mundial da alimentação (I)

A fome no mundo

A fome é a realidade de milhões de pessoas no mundo que, pela falta de alimentos, estão em estado de subnutrição. Os especialistas que tratam do assunto, denominam a situação de fome como "segurança ou insegurança alimentar". O órgão responsável pelo monitoramento da oferta adequada de alimentos à população é a ONU (Organização das Nações Unidas). Pela definição da ONU, "a segurança alimentar só existe quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico, social e económico a uma alimentação suficiente, segura e nutritiva que satisfaça as suas necessidades dietéticas e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável".
       Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, divulgado em julho deste ano, mostrou que mais de 690 milhões de pessoas vivenciaram a falta de comida e a desnutrição de maneira crónica em 2019. O número é 10 milhões a mais do que em 2018 e cerca de 60 milhões a mais num período de cinco anos.
     O cenário é ainda mais preocupante para este ano, já que o avanço do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no mundo, pode fazer com que muitas mais pessoas passem fome em 2020.  

Rodrigo Sá – 9 º FB

Imagem: Copyright - Yogui.co (Projeto de combate à fome na Índia)

Sem comentários:

Enviar um comentário