"Nem sempre nos lembramos, mas os oceanos têm três funções muito importantes na vida do planeta: são o principal regulador do clima, produzem mais de cinquenta por cento do oxigénio que respiramos e são o habitat e a fonte de alimento de uma grande quantidade de seres vivos.
Os oceanos funcionam como um termóstato do planeta, pois regulam a temperatura e absorvem e armazenam grande parte da radiação do sol, impedindo que a temperatura da Terra seja muito quente. Para além disso, através das correntes oceânicas, redistribuem este calor pelas diferentes regiões, contribuindo para a temperatura confortável que temos na Terra (e que torna possível a vida da espécie humana).
Esquecemos muitas vezes que não são só as árvores e as florestas que nos dão oxigénio. Na verdade, os oceanos são os responsáveis pela maior parte do oxigénio que respiramos. Isto acontece porque, flutuando pelos oceanos, existe uma enorme massa de algas microscópicas chamadas fitoplâncton que faz exatamente o mesmo que todas as plantas fazem, através da fotossíntese: absorver dióxido de carbono e produzir oxigénio. Na verdade, mais de metade do oxigénio que respiramos é fabricado pelas microalgas dos oceanos!
Se os oceanos ficarem cheios de plástico e poluentes, esta massa de microalgas desaparecerá rapidamente. Tal poderá acontecer porque, para além das substâncias tóxicas do plástico que destroem algumas destas microalgas, o facto de haver muito plástico a flutuar faz com que a luz tenha dificuldade em penetrar na água. E, sem luz do sol, as microalgas morrem."
Plasticus Maritimus / Ana Pêgo. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2019
Sem comentários:
Enviar um comentário