sexta-feira, 12 de junho de 2020

Minutos de leitura (XXXVII)


Celebrar o Planeta!

"São completamente desnecessárias e destroem a vida marinha. Chegou a hora de declarar guerra às palhinhas!

Em média, uma pessoa gasta 38 mil palhinhas em 60 anos. 

Cada uma é usada durante breves minutos antes de ser deitada no lixo e, como todo o lixo plástico, as palhinhas costumam ir parar ao oceano, onde demorarão mais de 200 ANOS a decompor-se.

A verdade é que as palhinhas são um dos objetos encontrados com mais frequência com campanhas de limpeza de praias – e este é o cenário mais otimista. Foram encontradas palhinhas de plástico nas narinas de tartarugas-marinhas e no estômago de pinguins.

Já estás a ver o filme… As palhinhas são uma treta.

90% das aves marinhas mundiais têm plástico no estômago.

Alguns países e cidades já proibiram as palhinhas de plástico e mais surgirão o seu exemplo. Estas podem ser substituídas por alternativas mais ecológicas, incluindo palhinhas feitas de palha! Mas esta ideia não é nova. No passado, as primeiras palhinhas eram feitas com os caules ocos das plantas!

Foram substituídas por papel encerado para se tornarem impermeáveis e, finalmente, pelo plástico. Várias empresas voltaram a introduzir as palhinhas biodegradáveis e compostáveis, mas estas precisam ser fabricadas e transportadas até às lojas e habitações, gastando recursos pelo caminho. 
 O melhor será dizer definitivamente NÃO às palhinhas."

in 50 ideias para te livrares do plástico / Isabel Thomas

Sem comentários:

Enviar um comentário