terça-feira, 23 de junho de 2020

Minutos de leitura (XLIV)


Pensa com um PÁSSARO
Para onde foram os insetos todos? Não és o único a fazer esta pergunta. Os pássaros alimentam-se de insetos rastejantes a cada refeição.

Antigamente, sempre que se fazia uma viagem longa de carro, o limpa-para-brisas ficava coberto de insetos que voavam no sítio errado à hora errada. Os carros modernos costumam ficar mais limpos, o que é bom para o responsável pela limpeza do carro, mas péssimo para o planeta.

Um estudo aprofundado demonstrou que o número de insetos existente na Europa está a diminuir rapidamente. Em 1989, 17291 moscas-das-flores foram apanhadas nas armadilhas colocadas numa única reserva natural alemã. Em 2014, as mesmas armadilhas capturaram apenas 2737 moscas. A redução de habitats, as alterações introduzidas no cultivo das terras e os químicos despejados nos campos agrícolas são parcialmente responsáveis por isto. E não é apenas prejudicial para os insetos. Muitos outros animais, sobretudo as aves, alimentam-se de insetos rastejantes.

Podes dar uma ajuda aos pássaros se pendurares um comedouro para aves no teu jardim. E sabes que mais? É fácil construir um comedouro reutilizando o lixo, outra forma de ajudar o planeta!

Se quiseres fazer o teu próprio comedouro para pássaros, apresentamos-te duas sugestões. Pede ajuda a um adulto para te ajudar:

1ª sugestão:

1. Faz quatro buracos numa garrafa de plástico, limpa e vazia.
2. Atravessa uma colher de pau velha em cada par de buracos.
3. Alarga um pouco os buracos junto à ponta de cada colher de pau.
4. Enche a garrafa com alpista e volta a colocar a tampa.
5. Pendura-a no ramo de uma árvore.
 
2ª sugestão
1. Faz um buraco grande na parte lateral de um garrafão de plástico vazio e limpo.
2. Abre um buraco pequeno por baixo do buraco maior para introduzires um pequeno pau ou um lápis.
3. Enche o fundo com alpista e põe a tampa. Pendura-o no ramo de uma árvore.


in 50 ideias para te livrares do plástico / Isabel Thomas

Sem comentários:

Enviar um comentário