terça-feira, 2 de junho de 2020

Minutos de leitura (XXXI)


Durante o mês de junho, vamos propor leituras informativas e vão abordar temáticas sobre o Ambiente (5 de junho, Dia Mundial do Ambiente; 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos).


"O que é o Meio Ambiente?
O Meio Ambiente é tudo aquilo que está à nossa volta; pode ser natural ou transformado por ação da Humanidade.

Vivemos no único planeta habitado do sistema solar. Todos os seres vivos, desde as bactérias aos elefantes, sem esquecer as ervas e as árvores, habitam-no há mais de três milhões de anos. A ciência que estuda a forma como estes seres se desenvolvem no meio ambiente designa-se de Ecologia. A nossa espécie, o homem moderno, habita o planeta Terra há cerca de 200000 anos.
Todo o ser vivo tem o seu meio ambiente. Os seres vivos ocupam quase a totalidade da superfície terrestre. Alguns vivem na água, outros povoam os continentes. Daí que as suas condições de sobrevivência dependam do clima a que estão submetidos. A Natureza evolui lentamente e os seres vivos sofrem várias transformações, tal como os meios ambientais são, permanentemente, alterados.

Todo o ser vivo, no seu meio ambiente, encontra os alimentos necessários ao seu crescimento e bem-estar. As plantas e os animais que o rodeiam formam uma comunidade, dependendo uns dos outros para sobreviverem.

O sol e a água são indispensáveis à vida. Tal como um motor precisa de combustível para funcionar, os seres vivos necessitam de energia para sobreviverem. Os animais e os homens procuram energia nos alimentos: plantas ou outros animais. As plantas verdes, para crescerem, utilizam a energia do sol. Através de elementos básicos como a água, os sais minerais ou o gás carbónico, as plantas produzem folhas e frutos.

Na Natureza nada se desperdiça. Os seres vivos, ao respirarem e alimentarem-se, absorvem gases naturais como o hidrogénio. O carbono, o oxigénio ou o azoto. E, depois de utilizarem as quantidades necessárias ao seu desenvolvimento, rejeitam os excessos. Entretanto, esses resíduos servem de alimento a outros seres vivos. Por isso, na natureza não há acumulação de resíduos naturais e os alimentos circulam entre as plantas, os animais, a água e o solo, formando ciclos."

 Viver em Sociedade, a Ecologia / Ema Rodrigues. Alfragide: Gailivro, 2005
Imagem: Copyright - Eddy Verloes, The poetry of the earth is never dead

Sem comentários:

Enviar um comentário