sexta-feira, 5 de junho de 2020

Atividade semanal 8: de 08 a 14 de junho (1.º / 2.º / 3.º Ciclos)


Junho – Mês do Ambiente
Ajudar a Salvar a TERRA

Durante o mês de junho, as nossas leituras vão abordar temáticas do Ambiente (5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos).

“De Lisboa a Moscovo, de Tóquio a Luanda, os jovens como tu estão mais conscientes do que nunca de que o nosso Mundo está ameaçado.
De certeza, que já ouviste falar sobre assuntos chave da ecologia – buracos na camada do ozono, destruição das florestas húmidas, efeito de estufa, etc.
Todos podemos fazer alguma coisa, e o que fizermos agora conta mais do que em qualquer momento da História. Ocorreram muito mais mudanças desde o século passado do que em qualquer época anterior, da nossa história. As invenções que eram material de ficção científica tornaram-se uma realidade dos nossos dias.
Algumas mudanças melhoraram o nosso modo de vida, mas também fizeram com que os nossos hábitos estejam a ameaçar a existência do nosso Planeta. Os nossos métodos para fazer as coisas, usá-las e deitá-las fora estão a afetar não só as aves, os insetos e os outros animais, como também o ar que respiramos e a água que bebemos.”

Guia do jovem consumidor ecológico / John Elkington e Julia Hailes

Quatro ideias para tu explorares:
As pessoas começaram a aperceber-se de que não podem ignorar a ameaça. Temos de fazer alguma coisa e muita gente já deitou mãos à obra. Muitos estão a tornar-se “consumidores ecológicos”.
1. – Faz uma pesquisa para selecionares três invenções ou avanços tecnológicos que podem contribuir para salvar a Terra.

És um consumidor ecológico?
Evitas:
· criar desperdícios desnecessários, seja por excesso de embalagens ou porque o artigo rapidamente se estraga;
· causar danos significativos ao ambiente enquanto fazes, usas ou deitas fora alguma coisa;
· usar materiais provenientes de animais, plantas ou lugares ameaçados de extinção ou destruição;
· comprar roupa constantemente.
Costumas:
· usar sacos reutilizáveis nas compras;
· separar os lixos que produzes e colocar nos locais adequados;
· reutilizar embalagens;
·ter o cuidado de poupar água, nas rotinas diárias;
·ter a preocupação em comprar produtos naturais;
·ter o cuidado de comprar produtos locais, diminuindo a pegada ecológica.
·

2 - Sou um jovem que … (escreve umas linhas sobre o teu comportamento em relação ao ambiente

3 - Terás oportunidade de pensar em muito mais, sobre os produtos que compras, sobre o que comes, sobre o que vestes, sobre os edifícios onde moras e os transportes que utilizas.
Os problemas da Terra não serão resolvidos sem a tua ajuda, e tudo o que fizeres contará.
Faz um passeio com a tua família e recolhe lixo marinho para colaborares na campanha da Associação Rio Neiva
4 - Tornares-te um jovem consumidor ecológico é muito importante.
Para te ajudar a tomar decisões, junta a tua família e vê este vídeo sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) https://maiorlicao.unicef.pt/ e conversem sobre a mudança de pequenos hábitos, em família Constrói numa folha A4 com um desenho, ou com colagem de objectos uma das seguintes possibilidades:
a)      aquilo que pata ti significa ter uma Terra com um ambiente limpo e saudável;
b)   podes também fazer um cartaz sobre as atitudes que devemos ter para uma ação necessária que é a de salvar a Terra.
c)    A Terra é a nossa casa comum. Que ideias te dá esta frase que é um lema de vida para todos nós.

Partilha com a Biblioteca Escolar estas propostas de trabalho. Podes fazê-lo do seguinte modo:
- Fazer um comentário no blogue (basta teres um e-mail)
 -Tira uma fotografia e envia para o e-mail da biblioteca (biblioteca@marinhas.org)

Obrigado, A Biblioteca Escolar.
05.06.2020
 

Sem comentários:

Enviar um comentário