sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Entrevista (IV)


 Entrevista ao “Homem Estrela”

 Este pescador nasceu em Forjães no ano de 1945, é conhecido pelo “Homem Estrela”.

 Esta figura pública, que para além da sua vida profissional o ter tornado famoso, também as suas fobias desencadeiam um enorme interesse por todos o que ouvem falar.

 - Boa tarde, já sabem que é conhecido por “Homem Estrela”, mas podemos começar do início. Qual o seu nome de registo, a sua idade e a sua origem?

 - Boa tarde, tenho muito prazer em estar aqui, sou distinto por Homem Estrela e esse não é só o meu nome de registo, mas é o nome pelo qual me identifico desde que me conheço por gente. Completo este ano 74 anos, mas sinto que tenho 20! O meu nome de baptismo é Josué, e sou natural da galáxia.

 - Averiguei que teve outras profissões, que profissão gostava de ter? Pescador? Porquê?

 - O meu sonho nunca foi ser pescador, mas por motivos familiares o meu pai sempre quis que eu fosse. E como isso não bastasse as finanças dos meus pais eram poucas e tudo isso levou-me a aprender. Não tive outra alternativa! A profissão que sonhava era cientista, para conhecer melhor as minhas origens, mas, principalmente aprofundar o conhecimento das estrelas pelo qual tenho um fascínio desde muito novo.

 - Fale-nos um pouco da sua família?

 - Os meus pais eram pessoas humildes, no entanto, todos temos fobias e todos temos alcunhas com que nos identificamos. O meu pai é conhecido por “Árvore” porque é muito alto. A minha mãe por “saturno” pois é bela e anda sempre com muitos anéis. O meu irmão é “cometa”, o nome encaixa na perfeição ele corre como um foguete! E por fim a minha irmã mais nova chama-se “Terra”; é maravilhosa, sua beleza radiante é rara, contudo tem muita água e eu nunca consegui tocar-lhe sequer!

  - Pelas minhas pesquisas, adquiri o conhecimento que tem algumas fobias. Pode-nos falar um pouco delas?

 - Para mim, estas fobias… nem sei como ultrapassá-las. Tenho hidrofobia que é o medo da água e acrofobia é medo de alturas.

 - Como consegue conviver com a sua família tendo essas fobias?

 - Apesar de ter estas fobias, sempre fomos muito unidos. A minha relação com o meu pai é difícil, pois fico cheio de suores quando fico nas alturas e sempre que pegava em mim… era muito difícil. Com a minha mãe, é um amor platónico, mas com seus anéis nem me chego perto fico logo cheio de alergia, com o meu irmão da forma como corre só ao telefone…e a minha irmã… como já referi nunca a abracei, mas é igualmente um amor enorme.

 - Porque é que é conhecido por homem estrelas?

 - Sou o homem estrela, primeiro pelo meu aspecto físico, em simultâneo, com esta minha paixão por todos os astros e como se isso não bastasse todas as pessoas me consideram cinco estrelas!

- Ora vejamos, estrelas no mar não combina, com hidrofobia… estrelas no céu não combinam com acrofobia! Como ganhou esta paixão?

- Estava a ter um ataque, um ataque de fobia (muitos tremores, suores e desmaios), quando achava que estava a morrer… ainda de olhos esbugalhados vi uma estrela cadente. Ela brilhava intensamente como se chamasse por mim, e eu ali deitado no chão consegui novamente respirar! Não sei se foi pelo brilho, não sei se foi paixão, no entanto, o que sei desde aquele exacto momento o meu amor não tem fronteiras e a minha razão de viver é procurá-la até ao infinito e investigá-la. Até hoje, nem de perto, nem de longe a vi!

Como não consegui apanhá-la para agradecer, desenhei estas em várias paredes da minha casa! Todas as que nos meus sonhos aparecem! Todas as que se cruzam no meu dia-a-dia! De várias formas e cores para assim com o passar dos anos a minha memória começar a falhar eu irei lembrar que ela me salvou.

- Contudo, como ficou famoso não existindo tecnologias?

- A melhor forma de publicidade é aquela que passa de palavra em palavra, as tecnologias nem sempre são de informação totalmente correcta e verdadeira, o que para mim, não existirem naquela altura só valorizou ainda mais a minha fama e protagonismo. Demorou…mas aqui estou, conhecido e reconhecido!

- E a sua família?

No início a minha família foi imprescindível, tudo o que se passava na galáxia eles infomavam.me. Com o passar dos anos, como ganhei algum dinheiro comprei o meu primeiro telescópio, foi a partir dai que comecei a tirar apontamentos de tudo o que lá existia e acontecera. No entanto, a minha família ainda hoje representa grande parte do meu trabalho. Ontem, a minha irmã, a Terra quando estava a falar com a lua (uma amiga dela, inseparáveis desde nascença) viram uma estrela cadente e logo questionaram se foi ela que ajudou o Homem das estrelas e o salvou da morte. 
 
Ligaram logo a contar. Tudo isto é uma grande ajuda para as minhas pesquisas e eu, não consigo estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Por isso, é que eu tenho esperança de a encontrar. Não estou sozinho nesta busca!

- A sua fama é grande, verifiquei que todos ficam eufóricos com a sua presença. E as crianças como reagem ao vê-lo?

Sim, é verdade. Deixei de ter vida pessoal, minha vida tornou-se pública, mas, tanto com adultos como com crianças por onde passo … e, não é para me gabar sou abordado por todos. Solicitam-me autógrafos e fotografias. Hoje em dia são chamadas de selfies. Quando era criança não havia nada disto! Assim que saio à rua, já existe um alvoraço, os meus fãs são muito presentes. 
 
- Penso que ficamos esclarecidos, havia muito mais para aprofundar, pois a sua vida é muito interessante. Mas, quem sabe numa outra oportunidade. Agradeço a sua disponibilidade e a vontade em dar a conhecer a sua vida. Para muitos dos presentes e do público em geral, pessoas determinadas e destemidas são um exemplo de admiração e coragem. Muito obrigada.

Imagem: Copyright - Carl Sagan 

 Lara Carvalho 6ºFA

Sem comentários:

Enviar um comentário