quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Entrevista (VIII)


 
Entrevista a um alfaiate de Forjães

Olá, hoje vou falar com o Sr. Armando Costa, o único alfaiate de Forjães. Eu escolhi o Sr. Armando porque é meu avô e gosto muito dele. O Sr. Armando tem 81 anos e é de Forjães.

-Com que idade começou a trabalhar nos fatos?

-Eu comecei a aprender a ser alfaiate com 12 anos. O meu pai era alfaiate e de todos os meus irmãos só me ensinou a mim.

-Quanto tempo demora a fazer um fato?

-Leva 2 dias a 3 dias depende do modelo do fato, se for com colete leva os 3 dias se for sem colete só leva 2.

-Que quantidade de tecido é necessário para fazer um fato?

-Para fazer um fato: casaco, calça e colete são 3 metros, se não tiver colete são 2,80 metros.

-Que tecidos é que usas para fazer um fato?

-Uso tecidos de qualidade: pode ser viscose, pura lã, fibra pode ser tudo misturado. Para mim a pura lã é o melhor tecido para se fazer um fato, fica muito mais bonito, ajuda o alfaiate e o cliente fica todo satisfeito.

-Quanto custa um fato?

-Depende do preço do tecido e da sua qualidade. Pode custar 300€ como 350€ ou 400€.

-Porque gostas de ser alfaiate?

-Gosto de ser alfaiate, porque o meu pai era alfaiate, foi ele que me criou e comecei logo pequenino a trabalhar, depois de sair da escola, queria estudar para o seminário, mas o meu pai não me deixou. E então fiquei alfaiate.

E chegamos ao fim da nossa entrevista, muito obrigado Sr. Armando. Continue a fazer os seus lindos fatos.

Laura Vieira, 5.º FA

Sem comentários:

Enviar um comentário