quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Entrevista (IX)


 Entrevista a uma vizinha

Eu decidi fazer esta entrevista a minha vizinha Ti Tina, porque gosto muito das histórias que ela me conta.

  Chama-se Laurentina Gonçalves (mais conhecida como Ti Tina), tem 89 anos e fazia parte da emigração clandestina.
 
  - Olá, Ti Tina, posso fazer-lhe algumas perguntas sobre a emigração clandestina?

  - Olá, meu amor, sim podes tenho muito para te contar.

  - Como começou na emigração clandestina?

  - Eu era pobre e trabalhava no campo, mas queria ganhar mais dinheiro para ajudar a minha família. Então por intermédio de uma amiga, conheci um casal que era quem metia as pessoas que queriam fazer parte.

  - O que é que a Ti Tina fazia?

  - Eu ajudava as pessoas a sair de Portugal para procurarem melhores trabalhos. Passava-os para Tui - Espanha e, depois, um moço que se chamava Tiago ajudava-os a passar para França.

  - Era você que os levava?

  - Não meu amor, eu quando comecei a fazer isso ganhei conhecimento com alguns taxistas e alguns polícias que estavam feitos comigo. As pessoas tinham um sítio marcado, o táxi ia buscá-los e levava-os até Tui. Depois, o Tiago arranjava quem os levasse até à fronteira com a França.

  - Nunca foi apanhada pela polícia?

  - Fui, até estive presa!
  - A sério? Como foi apanhada?

  - Sim, um táxi que levava os homens para Espanha foi apanhado em Cerveira e um dos homens com o medo acabou por me entregar, deu o meu nome e onde eu morava. Depois a polícia veio buscar-me a casa, mas eu consegui fugir.

  - Como?

  - Quando estava a entrar para o carro disse-lhes que me tinha esquecido dos medicamentos e eles deixaram-me ir a casa. Peguei nos meus documentos e no passaporte e fugi pelos campos, escondi-me num coberto velho. Mais tarde consegui ligar a um conhecido que estava na Argentina que me ajudou a fugir para lá.

  - Então quando é que foi presa?

  - Eu já estava na Argentina há 3 anos, mas tinha muita saudade da minha família, então decidi voltar para Portugal e entregar-me, não queria andar mais fugida.

  - Onde esteve presa?

  - Estive presa em Tires, apanhei 4 anos de cadeia, mas sempre fui muito bem tratada. Diziam que a Pide era muito má que batia nas pessoas, mas eu não me posso queixar.

  - A Ti Tina esteve presa 4 anos?

  - Não, eu apanhei 4 anos mas ao fazer anos que estava presa deu-se o 25 de Abril e fui libertada.

  - Depois de ser libertada o que fez?

  - Voltei novamente para a Argentina, pois já podia vir cá quando quisesse, já era livre. Estive lá 30 anos e quando me reformei vim para cá de vez.

  A Ti Tina andou na emigração clandestina, fugiu à policia, fugiu para a Argentina, depois, entregou-se e foi presa durante 2 anos, foi libertada no 25 de Abril e voltou para a Argentina onde viveu mais de 30 anos. A sua vida é mesmo uma grande história!
  
 - Obrigado por me ter deixado saber mais um pouco da sua vida.
 - Obrigada, eu meu amor, é sempre bom recordar!
Imagem: Copyright - O salto na emigração portuguesa do século XX: Bom dia - revista online 
Martim Costa, 5.º FA
 

Sem comentários:

Enviar um comentário