segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Entrevista (VI) - à minha avó

 A dona Isabel Moura nasceu em Forjães no ano de 1966. É a minha avó e estou muito curiosa por saber como foi a sua adolescência, especialmente, no tempo que passou na escola.

 M- Olá avó! Hoje estou aqui, mas não é para brincarmos, quero saber mais sobre o tempo em que andavas na escola.

M- Em que escola andou?

A- Frequentei a escola Rodrigues Faria.

M- Gostaste de andar na escola? De que gostaste mais?

A- Gostei, mas o que gostava mais era o tempo do recreio.

M- Na escola tinhas uma professora ou um professor?

A- Só tinha uma professora em cada ano escolar. A que mais gostei foi a da 4º classe, que se chamava Dona Natália.

M- Comportavas-te bem na escola?

A- Sim, eu era uma menina bem-comportada.

M- Podemos agora falar um pouco sobre a tua família?

A- Sim claro, nós eramos uma família pobre e eramos 15 irmãos. Fomos sempre muito unidos e os irmãos mais velhos ajudavam os meus pais a cuidar dos mais novos.

M- Queres contar-me algumas brincadeiras que faziam juntos?

A- Fazíamos muitas brincadeiras juntos. Levávamos as cabrinhas para o monte e enquanto elas comiam nós divertíamo-nos às escondidas, às casinhas, ao lencinho e muitas mais.

M- Que tarefas faziam para ajudar os pais?

A- Nós íamos à fonte buscar água, ao monte apanhar lenha e os mais velhos iam pelas portas vender pão e sardinhas.

M- Tens mais alguma memória da tua infância que queiras partilhar comigo?

A- Tenho, apenas com 9 anos fui fazer companhia a uma senhora idosa que era mãe da minha professora da 3º classe. De manhã tinha escola e à tarde fazia-lhe companhia e algumas tarefas. Dava comida às galinhas, lavava a loiça, descascava batatas e regava plantas. Quando chegava a noite e ia para a cama custava-me muito e chorava com saudades dos meus pais e dos meus irmãos. Ficava muito feliz quando chegava o fim de semana porque ia para a minha casa.

M- Sonhavas ter que profissão?

A- Talvez por ter tantos irmãos, sonhava ser educadora de infância, mas como os meus pais eram pobres não pude estudar. Mesmo assim mais tarde, já adulta, consegui trabalhar com crianças.

M- Com que idade casaste?

A- Casei com 19 anos e aos 22 anos já tinha dois filhos. Hoje tenho três netos e tenho muito orgulho neles.

M- Quando foste avó pela primeira vez que idade tinhas?

A- Nessa altura tinha 37 anos.

M- Avó, és feliz?

A- Sim, sou uma pessoa muito feliz.

M- Obrigada avó por esta linda entrevista, fiquei a saber mais coisas sobre ti. Gosto muito de ti avó!

A- Foi um gosto dar-te esta entrevista. És uma linda neta!

Lara Margarida Fonseca Costa, 6.º FA

Sem comentários:

Enviar um comentário