quinta-feira, 15 de abril de 2021

Eu sou um coral...

 
     Olá! Eu sou um coral, por isso vivo debaixo dos oceanos numa região tropical. 
    A minha espécie é diversificada e somos conhecidas como “as florestas tropicais dos oceanos “.  
Sinto-me orgulhosa de mim mesma e tenho milhares de amigos! Alguns, até brincam às escondidas dentro e fora de mim. 
    Eu aprecio muito a minha beleza, pela minha forma e pelas minhas cores. É por isso, que aqueles estranhos, a que chamam humanos nos vêm visitar, de vez em quando, com uns fatos muito esquisitos, para se disfarçarem de peixes. Alguns, até são simpáticos, fazem-nos festinhas e às vezes tiram-nos fotos…, outros, são malvados e arrancam-nos da nossa casa e levam-nos para um sítio muito esquisito a que chamam “terra”. Eu já ouvi dizer que lá não há peixes, há seres diferentes, que em vez de barbatanas têm uns membros compridos para poder andar e mexer. 
   Alguns corais já foram capturados para serem colocados num tanque de vidro, chamam-lhes “aquários”, outros são colocados em cima de umas coisas a que chamam “móveis” para decoração e, outros, são colocados em fios e andam pendurados a passear de um lado para o outro, nesses seres estranhos. Eu vivo amedrontada, quando vejo uma espécie dessas a andar pela nossa casa (oceano), porque nunca se sabe o que vai acontecer, e pode ser o fim da nossa espécie!  
    Sabem, eu também tenho muito medo daqueles bichos gigantes a que chamam “navios”. Um dia, um bicho desses vomitou uma tinta negra para as águas do nosso oceano e ficamos todas sujas, com uma coisa muito pegajosa. Mas, a minha maior tristeza, foi perder grande parte dos meus amigos peixes! Estes não conseguiram salvar-se! Coitados! … 
   É muito triste não podermos confiar nos outros!...

Francisca Rolo, 5.º FB

Sem comentários:

Enviar um comentário