António de Oliveira Salazar nasceu a vinte e oito de abril de 1889, em Viseu. Foi uma pessoa muito importante para a sociedade portuguesa, numa determinada altura da vida do País. Foi estudante de Direito na Universidade de Coimbra, onde chegou a ser professor de Economia.
A sua carreira política começa em 1928 quando foi convidado a ser ministro das Finanças, pelo presidente da república de então, Óscar Carmona. Salazar aceitou o convite e exigiu ter um controlo sobre as despesas de todos os ministérios. Como ministro tomou medidas, em que aumentou os impostos e diminuiu as despesas, efetuou vários cortes em vários sectores do Estado e incentivou as exportações. Portugal conseguiu melhorar assim as suas finanças públicas. Mas Salazar queria ser mais do que ministro das Finanças.
Assim em 1932 é nomeado presidente do conselho de ministros, um cargo que vai ocupar durante trinta e seis anos. Nos primeiros anos Salazar procurou desenvolver o país e promoveu a construção de grandes obras públicas. Algumas dessas obras pertenciam a áreas, como as comunicações, a energia, a educação e a cultura, a justiça e a saúde. Assim foram construídos hospitais, tribunais, barragens hidroelétricas, escolas, faculdades.
Em 1933 foi aprovada uma nova Constituição. O poder executivo saiu reforçado e o poder de Salazar também, o que alterou muitas das suas formas de atuação na sociedade.
Nádia Arantes, 6.º FB
Sem comentários:
Enviar um comentário