A pintura gótica evoluiu ao longo dos séculos XIII e XIV. E das influências da arte bizantina ela criou um registo de características próprias que teve em Ducio e sobretudo em Giotto, marcas dessa evolução e transformação na iconografia medieval. Se Giotto deu uma nova forma de perspetiva à pintura gótica e a levou para a construção de formas que exaltavam a dimensão humana das suas representações, Simone Martini fez a combinação dos elementos góticos, elevando esta arte a um patamar ainda mais elevado.
Simone Martini viveu entre os últimos anos do século XIII e a primeira metade do século XIV. Pertenceu à escola de Siena e a sua pintura foi muito influenciada por Ducio e assim pela ideia da tradição da arte bizantina e de uma espiritualidade que se representa mais distante. Foi influenciado por Giotto e por alguns artistas do norte da Europa e que eram conhecidos em França, nomeadamente na corte de Roberto de Anjou (século XIII). A elegância da corte desse rei e o requinte da vida palaciana influenciaram muito a pintura de Simone Martini.
A pintura de Simone Martini tem alguns dos traços que estiveram presentes no gótico do Norte da Europa, ou seja linhas fluidas, com formas graciosas e um apuro muito significativo em todos os detalhes representados. as figuras não são estáticas e a sua fluidez organiza-se no sentido de um movimento, de um encontro, o que destaca a beleza das mesmas. Essa beleza define formas de figuras que se afirmam como do plano do mágico que vivem no espaço do mundo. Estão aqui, mas apontam para uma outra realidade.
A pintura de Simone Martini é um contínuo convite para entrar num mundo próprio em que a imaginação tem um lugar muito especial. Há uma teatralização dos elementos representados, como se afirmassem a sua própria narrativa perante as cenas representadas. É o caso de A Virgem da Anunciação, obra de 1333.
Olhando de perto este quadro podemos ver uma composição de valores espirituais, com uma imensa graciosidade que marca a arte gótica deste período. Maria está vestida de azul, o que a relaciona com um elemento que costuma ser dado ao céu e o anjo é representado em tons dourados. as cores e o encontro assume uma ideia de que o Céu e a Terra se encontram num único plano. Nos quadros de Simone Martini a representação dos trajes e a linguagem corporal dão uma ideia de um conflito e torna-se evidente essa solidão da escolha individual, na singularidade de cada pessoa. Ideia muito clara no quadro de 1342, A apresentação de Jesus no templo.
A Virgem da Anunciação, Simone Martini, Galeria Uffizi, Florença, 1333.
Sem comentários:
Enviar um comentário