sexta-feira, 18 de março de 2022

A pintura gótica (V)

 


Na pintura gótica que se realizou na primeira metade do século XIV, a influência de Giotto persiste, como algo essencial. Os irmãos Lorenzetti, Pietro e Ambrogio darão à escola de Siena alguns quadros que reforçam a sua importância dentro da arte gótica.  Os dois pintaram grandes espaços, mas não abdicando de uma representação sensível e de uma manifesta graciosidade. Apesar da proximidade geográfica entre Simone Martin ie os irmãos Lorenzetti, é a influência de Giotto que marca a sua obra.  Vemos na sua obra uma identificação com  abordagem psicológica das figuras representadas em Giotto e não a figuração mais estilizada de Simone Martini.

Ambrogio Lorenzetti inaugura na arte gótica a representação das primeiras paisagens, Alegoria do bom governo: efeitos do bom governo na cidade e no campo, quadro de 1338-39. O quadro foi uma encomenda do Palácio Público de Siena, o que foi uma novidade, mo sentido de um Estado encomendar uma representação naturalista sobre um ideal de perfeição - um bom governo.  O quadro é de uma grande importância no contexto da arte gótica e da pintura europeia, pois é a primeira tentativa de representar um cenário real, com pessoas reais.  O quadro representa o espaço de Siena, a partir de diferentes pontos, existindo escalas diversas em relação a pessoas e edifícios. A prosperidade comercial e o desenvolvimento económico traduz uma satisfação dos grupos humanos.

Siena era uma república muito próspera, uma das mais desenvolvidas das cidades de Itália que não eram pontificais. Em Siena já no século XIII a representação dos comerciantes nos órgãos da cidade tinham dado uma outra dimensão á vida cívica. A perda de poder de grandes famílias nobre, a presença de um grupo muito importante de banqueiros e mercadores e a fundação de instituições mercantis deram a Siena uma prosperidade que a fazia rivalizar com Florença.

O governo dos mercadores estabeleceu um grande desenvolvimento económico e um programa de urbanismo que o quadro de Ambrogio Lorenzetti dá conta. Os cidadãos ganharam pelo desenvolvimento das instituições um orgulho que os fez alimentar um conjunto de obras de natureza monumental, em particular palácios municipais. A ideia de que o bom governo generalizava boas consequências para a cidade e para o campo é uma das referências do pensamento medieval. A ideia de naturalidade da sociedade humana construída sobre as diferentes pessoas ou grupos sociais que assim colaboram é algo inspirado num dos autores medievais mais importantes, São Tomás de Aquino. a complementaridade da cidade e do campo está presente neste quadro percursor de Lorenzetti.

Alegoria do bom governo: efeitos do bom governo na cidade e no campo / Ambrogio Lorenzetti. Siena, 1338-39.

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