quinta-feira, 31 de março de 2022

A pintura gótica (VII)

 

A pintura gótica evoluiu ao longo dos séculos XIII e XIV. No fim de trezentos desenvolveu-se um estilo gótico que nasceu das muitas viagens de artistas  entre França, Itália  e muitos locais da Europa. Neste sentido o estilo gótico generalizou-se  a muitos países. Naquilo que foi considerado como um estilo gótico internacional, as iluminuras tiveram um desenvolvimento muito importante.

A iluminura já era uma construção  conhecida de outros séculos. No fim do Império romano do Ocidente, no século V a iluminura existia, mas apenas para representar objetos. A iluminura é um dos elementos mais importantes da Idade Média e deu significado às mensagens de natureza religiosa e que era literalmente a técnica, ou a a arte de alguém que a introduzia em documentos. 

No século XIV a iluminura ganhou formas mais elaboradas. Os irmãos Limbourg são um dos expoentes das iluminuras. A sua obra maior, Les Très Riches Heures  foi uma encomenda do Duque de Berry e pertencia a um livro de orações do século XV. Estes livros chamavam-se Livros de Horas e funcionavam como orações para diferentes espaços do dia. Esses livros de horas eram organizados por meses, o que nos dá o valor técnico da representação do iluminador.

Em cada mês deste Les Très Riches Heures existe uma descrição das atividades a que os homens se dedicavam, o que nos permite compreender, como a sociedade se organizava nas suas funções económicas. Podemos ver as ocupações da nobreza e do povo, o que é mais uma informação sobre as representações sociais da época. Todas as pinturas têm na parte superior um arco em tons de azul.

Sem comentários:

Enviar um comentário