quinta-feira, 23 de abril de 2020

Minutos de leitura (IV)

"Se eu fosse um livro,
Pediria a quem me encontrasse na rua
Para me levar para casa consigo.

Se eu fosse um livro,
Havia de partilhar com os meus leitores
Os segredos mais antigos e secretos.

Se eu fosse um livro
Gostava de ter sempre um lugar reservado
No quarto m´agico de uma criança.

Se eu fosse um livro,
Pedia às pessoas para não me usarem
como ornamento de prateleiras.

Se eu fosse um livro,
Saberia tanto de Nova Iorque
Como da Roma Antiga. 

Se eu fosse um livro,
Havia de ser lido às tantas
Por quem, em silêncio, me chamasse "Amigo".

Se eu fosse um livro,
Gostava de ser um arranha-céus
Todo feito de letras e sons.

Se eu fosse um livro,
Gostava de ser uma janela aberta
Para a imensidão do mar. 

Se eu fosse um livro,
Havia de querer ser, antes de mais nada,
sempre lido e livre.

Se eu fosse um livro,
Seria um imenso poema
Que oferecesse às palavras sentidos inesperados."

Se eu fosse um Livro / José José Jorge Letria, Il. de André Letria. Porto Salvo: Pato Lógico; 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário