segunda-feira, 4 de abril de 2022

A Constituição de 1933


Foram hoje decretadas as novas alterações politicas feitas por António de Oliveira Salazar. As mudanças foram as seguintes: a partir de hoje, os novos órgãos governamentais com poder são a O Governo e a Assembleia da República. Esta deixou de poder demitir o presidente da República  e nela agora apenas podem estar deputados pertencentes à União Nacional. Os tribunais continuam a exercer o poder judicial. Estas alterações foram decretadas na nova Constituição de 1933.

A nova constituição permitiu a Oliveira Salazar aumentar os eu poder, sendo ele presidente do conselho de ministros. O poder executivo (possibilidade de fazer leis) tornou-se o mais importante. Ao mesmo tempo que estas alterações se realizam outras são introduzidas.

A propaganda tornou-se um dos modos de difundir a ideia que Salazar queria para o país, obediência de todos às suas ideias, com forte limitação da liberdade de expressão. A escola, com as imagens de Salazar e do presidente da república, a figura de Cristo, os modos de tratamento dos alunos, tudo era feito por essa obediência. Os programas escolares, as suas mensagens procuravam mostrar desde cedo os valores do Estado Novo. 

Assim, com a a aprovação da Constituição de 1933, António de Oliveira Salazar passou a controlar todos os ministérios, a sua ação e a governar o país de uma forma autoritária e ditatorial.

Inês, Marcos, Nádia e Tiago, 6.º FB.

1 comentário: