sábado, 9 de abril de 2022

Da Páscoa


Muitos períodos históricos representaram a Páscoa. Da pintura gótica, ao Renascimento, ao Classicismo ou ao Barroco, a Páscoa foi representada como uma das ideias essenciais do Cristianismo. 

A Páscoa que tem no hebraico a designação Pessach significa "passagem". Trata-se de uma manifestação religiosa que pertence ao culto dos cristãos e é possivelmente a mais importante cerimónia do Cristianismo. A Páscoa deriva o seu nome e origem na festa judaica, à qual o culto cristão se ligou pela ideia essencial da "passagem", que constrói a evolução temporal das culturas pagãs entre Inverno e Primavera e à cultura judaica (a ideia da terra prometida e a fuga do egito dos faraós). Passagem também pelas características do próprio calendário.

A religião cristã liga a Páscoa à ressurreição de Jesus e ao facto de o mesmo ter voltado para a vida, no domingo seguinte à chamada sexta-feira da paixão. Segundo o Novo Testamento após ter ressuscitado, Jesus apareceu a um conjunto de pessoas, após o qual ascendeu ao céu. A coincidência da sua comemoração nesta data pelos judeus deriva, da sua comemoração na noite da primeira lua cheia após o equinócio da primavera. Os cristãos olham para esta celebração, como a redenção dos seus próprios pecados, através da morte da figura de Jesus e da sua ressurreição.
 
Rafael foi um dos grandes artistas do Renascimento. É considerado o seguidor de uma das mais importantes figuras na arte, entre o século XV e XVI - justamente Leonardo Da Vinci. Influenciado pela arte clássica deu aos retratos uma expressividade graciosa e uma abordagem de heroísmo na sua representação. Existe em Rafael uma perfeição que parece quase irreal, onde um ideal de beleza nos comove profundamente.
 
O quadro revela-nos a centralidade de Jesus, com o objetivo de quem observa ter de levantar o olhar, onde dois anjos reforçam a sua presença perante um conjunto de figuras que em baixo podem observar. O ideal de beleza do renascimento está presente na figura e nesta ideia da Páscoa sentida por Rafael.
 
Ressurreição de Jesus  / Rafael, 1499 / 1502, Museu de Arte de São Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário