D. António Ferreira Gomes nasceu a 10 de maio de 1906 em Penafiel. Recebeu uma educação muito rigorosa e preenchida com os valores cristãos. Entrou no seminário em outubro de 1916 e foi professor de Filosofia, tendo o papa nomeado D. António Ferreira Gomes para bispo de Portalegre em 1948. Em 1952 é igualmente nomeado bispo na cidade do Porto, mantendo-se como administrador das questões religiosas da diocese de Portalegre.
A partir da década de cinquenta interessa-se muito pelas questões quotidianas, do modo de vida da população e da miséria em que a grande maioria vivia. Decide escrever em 1958 uma carta a Oliveira Salazar a expor alguns desses problemas, o que criou uma grande polémica. Acabou por ser convidado por Oliveira Salazar a descansar por algum tempo, nomeadamente no estrangeiro, tendo ficado proibido de regressar a Portugal. Esteve assim dez anos fora do País.
D. António Ferreira Gomes foi uma das pessoas que lutou pela liberdade e pela melhoria das condições de vida no tempo do estado Novo. Recebeu depois do 25 de abril várias homenagens, tendo-lhe sido construída uma estátua nos Clérigos, na cidade do Porto.
Alexandre, 6.º FB
Sem comentários:
Enviar um comentário