quinta-feira, 7 de abril de 2022

CNL - 3.º Ciclo - Fase III

 

                                                                              
"E eu cá estou, ainda viva, e com um irmão mais novo que redescobre que pode sentir raiva e alegria e ciume. E amor.
Escrevi este livro com o Angel a dar-me uma ajuda, e o Mr. Anderson e o Dr. R. gostaram os dois e deram-me algumas sugestões. E vocês acabaram de o ler.
Tudo bem somado, especialmente a última parte, o que vêem é o mais perto da felicidade que eu alguma vez provavelmente conseguirei chegar nos tempos mais próximos.
O Angel acabou por corrigir o livro todo - mesmo as partes sobre ele e a mãe dele. Agora tudo o que sinto por ele foi posto a descoberto, deixou de me preocupar se iria ficar chocado ou perturbado. E não ficou.
Ler... Têm de reconhecer que há nisto qualquer coisa de especial, como se às tantas o que há de melhor nos seres humanos sejam as nossas palavras. Embora tenhamos tendência para o esquecer, excepto quando estamos a meio de um livro que amamos. Lendo em voz alta They Came Like Swallons para o meu irmão ensinou-me isso mesmo. E sentada ao lado dele na cama do hospital, apercebi-me de que se estabelecia entre nós uma troca importante, e que ela estava no som da minha voz envolvendo o silêncio, e no modo expectante como os olhos dele me absorviam - como se eu fosse o seu refúgio - e no ruído suave, ciciado de voltar das páginas, e nas novas palavras de inglês que tínhamos ainda de aprender, e no ar da mamã mais do que ligeiramente aborrecida, mas ainda assim fazendo festas na cara do Pedro como se ele fosse o derradeiro presente que o papá lhe deixara. O que provavelmente era verdade.
Mais tarde, nesse dia, quando me levantei para ir à janela, enfeitiçada pelo jogo de lágrimas da luz do sol na neve recente, pensei nisso, e tive então a sensação de que o futuro puxava por mim, e eu, depois de resistir uns segundos só para sentir o esforço de me transformar numa nova pessoa, deixei-me ir."

Ilha Teresa / Richard Zimler. Lisboa: D. Quixote, 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário