Henri Matisse foi um dos nomes mais importantes da arte do século XX. Integrou-se no movimento do Fauvismo, mas ultrapassou-o em muitos dos seus aspetos. Na verdade, a leitura que fizeram da arte deram-nos a possibilidade de compreender o mundo com outros dimensões e ou critérios. Matisse influenciou muitos outros artistas e apoiou a sua criação.
Em Matisse a cor expressa-se de uma forma espantosa. A cor atrai-nos, no modo como foi expressa e ele é claramente um rutura no século XX. Com ele a ideia de belo, de leitura emotiva do mundo está presente, ao contrário de muita da arte desse século. A arte de Matisse pode servir de consolo, de conforto, o que aliás funcionou para ele próprio. a pintura como sublimação de uma inquietação.
Matisse pintou de forma variada e de o impressionismo o influenciou, teve trabalhos que quase tocam a abstração. Assim evoluiu de um período experimental, onde se podem assinalar por exemplo A Conversa, de 1909, no que é a construção de um diálogo e de um silêncio entre duas figuras, ou Odalisca de 1923, onde celebra algo, a realidade concreta, uma exploração dos sentimentos.
As esculturas de papel são algumas das suas criações que se aproximam da abstração. Les Bêtes de la Mer, de 1950 são já da fase final da sua vida, onde o espaço cromático é invadido de formas geométricas de elementos marinhos. a junção da cor e das formas dá-lhe uma beleza muito especial-
Sem comentários:
Enviar um comentário