quarta-feira, 11 de maio de 2022

Leituras na Biblioteca


A felicidade é um dos aspetos mais importantes da vida humana. De certo modo todos a procuram, e dela se diz que é difícil encontrá-la. Estará ela em algum lugar, um local onde more, ou o que a faz acontecer em alguns de nós, em determinadas pessoas? Olhar o mundo com atenção, rodar os passos sobre nos próprios, conceder atenção aos pormenores, apreciar as pequenas coisas e vê-las como algo grandioso?

A felicidade é algo muito importante para abordar, desde as mais jovens idades. Nas leituras da Biblioteca, a felicidade foi lida e questionada a partir da apresentação de um livro muito especial, A Árvore em Mim, de Corinna Luyken. 

Discutir o que pode fazer feliz uma criança, ou o que lhe pode desagradar, a partir de um conjunto de alguns tópicos / tarefas que ocupam o quotidiano e verificar que ideias surgem. O livro desenha a felicidade como uma construção de um lugar, nós próprios e sugere-nos esses elementos de que somos feitos. Incentiva-nos a compreendermos o que há em nós que nos pode conduzir a momentos de felicidade. A natureza certamente, e os livros por aquilo que fazem aprender e crescer. E sobretudo essa ideia da vida como algo que se vai construindo. A felicidade é também uma aprendizagem e uma das mais importantes.

Algumas das ideias construídas:

O que me faz feliz:

O que me faz feliz é ajudar nas tarefas de casa e noutras coisas, porque gosto de ajudar e sinto-me orgulhosa de ter ajudado.
Eu penso que a felicidade está nas coisas que mais gostamos. - Inês

O que me faz feliz é poder ler um livro, porque ele tem um mundo de imaginação, é divertido e também me sinto calma. - Benedita

O que me faz feliz pode ser quando estou a ler um livro porque quando leio aprendo coisas novas, ganho ideias que não conhecia e é divertido. - Margarida

O que não me faz feliz:

O que não me faz feliz é apanhar chuva quando passeio com o meu cão, porque fico encharcada e posso ficar doente e falto à escola. - Inês

O que não me faz feliz é que o Covide exista, porque vários dos meus colegas estão em casa com essa doença. Eu penso que a felicidade está no que vamos fazendo. - Benedita

O que não me faz feliz é por exemplo "perder um amigo", porque já não posso brincar com ele e isso não é divertido e fico triste. - Margarida.

CE de Forjães - 4.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário