O Expressionismo foi dominado por uma abordagem excessiva dos domínios emocionais e psicológicos. As cores muito fortes a dar forma a imagens exageradas nas formas evocava o abismo e os aspetos sombrios da mente humana. Ernst Ludwig Kirchner, Georges Rouault, Emil Nolde ou Max Beckmann foram exemplos dessa expressão artística.
Ao mesmo tempo, na Alemanha a A arquitetura de Bauhaus apresentava um estilo geométrico, feito da economia do traço e de um aspeto mais austero. Na arte Paul Klee, ou Wassily Kandinsky foram alguns dos elementos ligados à escola de Bauhaus.
Wassily Kandinsky ficou ligado a essa ideia da abstração, em que a cor domina a tela e em borrões impercetíveis se definem ideias muitas vezes confusas, onde o movimento e o entusiasmo referem uma ideia abstrata. Mais tarde a sua arte evoluiu para padrões visuais, onde as suas ideias de contemplação ficaram marcadas, como o ponto para compreender essa abstração.
Paul Klee foi outro dos artistas a caminhar para a abstração, embora tenha uma intenção de o conjugar d euma forma mais concreta com o real. Klee foi sobretudo um grande pintor no uso da cor e da linha. Esteve igualmente ligado à escola Bauhaus.
O Peixe Dourado, de 1925/296 é um dos seus quadros mais interessantes. O peixe que assume formas grandes ilumina e dá significado de mistério ao espaço do oceano. Todos os outros peixes dão significado às suas linhas mágicas e ao mistério do oceano perfumado de um azul cheio de vida. No fundo Paul Klee acreditava que era importante criar mundos alternativos, o que era essencial para quem viveu um período tão difícil, como o da Alemanha na década de trinta do século passado.
O Peixe Dourado / Paul Klee, 1925/1926, Instituto de Arte da Filadélfia, Estados Unidos.
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