sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Um filme - Ben - Hur (III)

 


Diálogo na galé romana:

"- O teu deus na ânsia de te salvar, salvou a frota romana." (do Guião do Filme)

Ben-Hur, proposta de visionamento na Biblioteca para este mês dá-nos um quadro de uma civilização em choque com ela, com as suas próprias limitações de poder e ambição sobre os povos dominados. As fórmulas de controle de poder sobre um vasto império tinha em si igualmente mecanismos de fragilidade. O papel desempenhado por Judah Ben-Hur no salvamento do cônsul da frota romana, Quentius Arrius deu-lhe a possibilidade de se tornar livre.

Uma civilização que exaltava o espetáculo público, as corridas de quadrigas com cavalos eram um patamar para criar uma visibilidade a esses homens que podiam ascender a uma posição social mais favorecida, ou a uma riqueza que fugisse à pobreza de tantos sob o poder de Roma. Judah Ben-Hur criará no grande círculo uma capacidade com as corridas que lhe dará um estatuto de reconhecimento em Roma, mesmo sendo judeu.

Com um estatuto renovado e com os sinais sociais do poder romano, Ben-Hur pode regressar à Judeia e saber qual qual foi a sorte da sua mãe e da sua irmã. Perante a condenação romana, qual era a sorte dos prisioneiros nas celas imperiais? O que descobrirá Judah Ben-Hur será compatível com a reconquista da sua casa, da sua família e como lidará ele com uma sorte menos afortunada na sua família? A escolha é desafiar o poder de Roma, na figura de Messala, justamente, numa corrida de quadrigas. 

Ben-Hur é um filme épico que nos oferece a reconstituição do modo de vida social, económico, político e cultural de Roma e de uma das suas províncias, num tempo de nascimento da ideia cristã sobre o homem e a sociedade. É desse confronto que nasce o desenlace do filme, voltando a reunir na mesma sequência narrativa e temporal, Judah Ben-Hur e Jesus. 

Conhecendo a história de Judah Ben-Hur e relacionando-a com a civilização romana do século I é possível compreender o que será a evolução do império e como as grandes multidões de deserdados se irão relacionar com o culto do Império. O filme caracteriza uma época e anuncia os prelúdios de outra.

Sem comentários:

Enviar um comentário