Durante esta semana, nas escolas do Agrupamento tem sido celebrada a temática da alimentação. No decurso da organização desta temática junto dos alunos, foi dado especial destaque à questão do desperdício alimentar. A bióloga Cristina Nava, elemento da Associação Rio Neiva, realizou um conjunto de sessões a diferentes turmas do 2.º e 3.º ciclos sobre esta temática.
O desperdício alimentar, os seus números muito preocupantes e as ações que cada um no seu quotidiano, na sua comunidade possam desenvolver uma atitude proativa de aproveitamento dos alimentos, lutando contra o desperdício alimentar, foram ideias estruturantes das sessões.
Foram assim mostradas várias possibilidades no aproveitamento de alimentos que sempre sobram na vida quotidiana. O aproveitamento da calda das leguminosas na produção de uma mousse, ou de um acompanhamento com um peça de fruta, a desidratação da fruta que pode já não estar no melhor estado e a utilização de algas na produção de alimentos, como bebidas, bolachas e outros foram algumas das ideias mostrados.
As sessões revelaram-se muito interessantes, pelo conhecimento que proporcionaram sobre as possibilidades que se podem retirar do aproveitamento dos desperdícios alimentares. Houve um claro reconhecimento pelos alunos dos efeitos ambientais, económicos e sociais que esta questão levanta em cada país e a nível mundial.
Os alunos foram desafiados a contarem alguns episódios no seu meio quotidiano sobre como podem reduzir o desperdício alimentar, com um registo fotográfico / pequena história. Este storytelling será mais tarde publicado, aqui no blogue e destacado nos jornais escolares do agrupamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário