sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Biblio@rs - a civilização romana (XIII)

  
 A Civilização Romana - A cidade romana (III)
 
Os dois espaços mais importantes da cidade romana eram o fórum e o mercado. Na construção da cidade romana após a edificação das muralhas e da definição dos arruamentos, o fórum e a o mercado eram alvo de uma grande atenção.
 
O fórum era o espaço mais importante da cidade. Nele estavam os espaços administrativos e de representação simbólica, como as repartições  públicas, o Senado, o Tribubal (Basílica), os diversos templos, as termas e os espaços de comércio. No mercado se situavam os espaços de comércio para agricultores e comerciantes se instalarem e venderem os seus produtos. O mercado funcionava a céu aberto rodeado por colunas. O mercado funcionava num pátio interior, existindo espaços para outros negócios, de dimensão maior e que se relaciona com diferentes locais do Império. Esses outro espaço funcionava no piso superior. Com o tempo os mercados diversificaram-se surgindo em outros espaços, nomeadamente ao longo das ruas.
 
No planeamento das cidades romanas após o fórum e o mercado erigiam-se as casas. As das pessoas mais importantes e ricas de Roma, ou de uma província do Império chamavam-se domus. Elas tinham duas divisões principais, o atrium e o peristilo
 
O primeiro ocupava a parte da frente da casa e era formado por um pátio com uma abertura quadrada ao nível do telhado, de nome cumpluvium que permitia a entrada de luz e de água no pátio. De modo a aproveitar as águas da chuva que caíam nesse pátio construia-se um pequeno tanque para armazenar essa água, a que se dava o nome de impluvium. Os romanos tinham o hábito de colocar divindades, ou altares para garantir a sua proteção. Nas domus era costume erigir um altar de proteção à habitação. Ainda à volta do atrium construíam-se ainda quartos, arrecadações, cozinha e um espaço que era uma rudimentar casa de banho.

O peristilo constituía com o atrium os dois grandes espaços da casa. Naquele encontrava-se um jardim interior de dimensões significativas, ladeado por colunas e que se situava na parte de trás do domus. Era o espaço mais calmo da habitação romana dos proprietários mais ricos. Nesse jardim, a utilização de mosaicos e de um pequeno lago faziam lembrar as musas e a sua procura por uma felicidade humana.

Para os mais pobres, os romanos construíram outro tipo de habitações, as insualae. Falaremos delas noutra publicação.

             Imagem: Copyiright - A casa dos repuxos, Conímbriga.

Sem comentários:

Enviar um comentário